O USO DA DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM BANCO DE DADOS NOS ACIDENTES DA BR-381

CRISTIAN VIRGÍLIO ROQUE REIS

Resumo


A cada ano, as estatísticas publicadas pelos órgãos governamentais demonstram um aumento na quantidade de acidentes rodoviários, normalmente associados a diversos fatores de contribuição, como o local do acidente, o veículo e o condutor. Esta dissertação teve, como objetivo, identificar os fatores de contribuição de acidentes rodoviários, no período de 2008 a 2012, em segmentos críticos da rodovia BR-381. Para isso, empregou a descoberta de conhecimento e mineração de dados por meio de regras de associação geradas pelo software livre Weka e sua implementação do algoritmo Apriori. De posse de um banco de dados de acidentes, fornecido pela Polícia Rodoviária Federal, foi possível encontrar os principais segmentos críticos em pista simples e em pista dupla. Em pista simples, a cidade de João Monlevade lidera em quantidade de segmentos críticos; já em pista dupla, a cidade de Betim é a que possui os segmentos com maior nível de periculosidade. A partir da identificação dos segmentos críticos, foi possível buscar, pela descoberta de conhecimento em banco de dados e pela mineração de dados, os fatores de contribuição nos acidentes rodoviários, na rodovia BR- 381. Os resultados para os acidentes que não possuíam vítimas, tanto em pista simples quanto em pista dupla, foram similares para os sexos feminino e masculino, apontando, como principais fatores, as colisões traseiras pela falta de observância na distância de segurança entre veículos, traçado de pista reta e condições meteorológicas boas. Para os acidentes que possuíam vítimas, os principais fatores foram diferentes para os tipos de pista simples e dupla. Para o tipo de pista simples, as colisões frontais, condições meteorológicas desfavoráveis e traçado de pista complexo foram evidenciados. Para o tipo de pista dupla, a colisão traseira, devido à falta de atenção em via reta e condições meteorológicas de céu claro, foi observada. A partir dos resultados encontrados neste trabalho, ficou evidenciado que as ferramentas e metodologias de descoberta de conhecimento em banco de dados e a mineração de dados por meio do uso do algoritmo Apriori obtiveram êxito na identificação de fatores de contribuição dos acidentes rodoviários. 


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