GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA AO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO

FÁBIO CORRÊA

Resumo


O aumento da quantidade de sistemas de informação (SI) nas organizações, influenciado pelos avanços tecnológicos e mudanças mercadológicas, promove a necessidade de integrações entre os SI elevando a complexidade do parque tecnológico organizacional. Desta forma, torna-se relevante identificar quais processos organizacionais são suportados pelos SI, suas integrações, e quais pessoas detêm o conhecimento a cerca dos mesmos para uma melhor gestão da TI. A gestão do conhecimento (GC), por meio da identificação e criação do conhecimento organizacional, torna-se um elemento importante na identificação e relação destes elementos logo, o objetivo deste estudo é propor um modelo de gestão do conhecimento, aplicado ao setor de tecnologia da informação, com foco nas relações entre sistemas de informação, pessoas e processos organizacionais. A pesquisa é caracterizada como descritiva, de abordagem quantitativa e natureza aplicada. A coleta de dados será realizada por meio de questionário survey, com escala likert de cinco pontos, onde o público-alvo são profissionais de tecnologia de informação, atuantes na cidade de Belo Horizonte - MG. A análise dos dados utilizará o método de correlação de Spearman com análise fatorial exploratória, com o objetivo de identificar a correlação linear das variáveis relacionadas aos construtos pessoas, processos organizacionais e sistemas de informação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Mário de Souza. Gestão do conhecimento e data whareshouse: alavancagem no processo decisório. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra- estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

ARAÚJO, Carlos AA. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, 2007.

BABBIE, E. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

BEHR, A. Mapeamento de competências na pequena empresa de software: o caso da ABC Ltda. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2014.

BENETT, Gordon. Intranets: Como Implantar com Sucesso na sua Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

BOCK, Geoffrey, MARCA, David. Designing Groupware. Nova Iorque: McGraw-Hill, 1995.

BUKOWITZ, Wendi R.; WILLIAMS, Ruth L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre, Editora Bookman, 2002.

CANDOTTI, C. T. & HOPPEN, N. Reunião virtual e o uso de groupware - uma nova possibilidade de realizar trabalho em grupo. ENANPAD, 1999.

CARUSO, Ricardo. Caminhos para integração da automação com sistemas de ti. Disponível em: . Acesso em: 18 jan 2014.

CARVALHO, Rodrigo Baroni de. Aplicações de Softwares de Gestão do Conhecimento: Tipologia e Usos. 2000. 144f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, UFMG. Belo Horizonte. Disponível em: . Acesso em: 1 jan 2014.

CARVALHO, Rodrigo Baroni de. Tecnologia da informação aplicada à gestão do conhecimento. Belo Horizonte: FACE-FUMEC, C/ Arte, 2003

CAVALCANTI, Marcos C. B., GOMES, Elisabeth B. P. & PEREIRA Neto, André F. Gestão de empresas na sociedade do conhecimento: um roteiro para a ação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

CAVALCANTI, Marcos do Couto Bezerra; BALCEIRO, Raquel Borba; GOMES, Elisabeth Braz Pereira. A Prática da Gestão de Conhecimento nas Empresas Públicas. Rio de Janeiro: E-papers. 2002.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CESARIN, Helen de Castro Silva; CEZARIN, Samuel José. Pesquisa científica: da teoria a prática. Curitiba: Ibpex, 2011.

CLEMES, Sandro. Intuir e conhecer: uma perspectiva ampliada da gestão dos saberes organizacionais. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Ed. do Senac, 2003

CRUZ, TADEU. Workflow: A Tecnologia que vai Revolucionar Processos. São Paulo: Atlas, 1998.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

DAVENPORT, Thomas H; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DAVIS, Stanley M. Managing Corporate Culture. Massachussets: Ballinger Publishing Company, 1984

DE SORDI, José Osvaldo; MARINHO, Bernadete de Lourdes. Análise dos ambientes para integração entre sistemas de informação segundo especialistas. RBGN, São Paulo, Vol. 9, n. 23, p.78-93, jan./abr. 2006

DE SORDI, José Osvaldo; MARINHO, Bernadete de Lourdes. Integração entre Sistemas: Análise das Abordagens Praticadas pelas Corporações Brasileiras. RBGN, São Paulo, Vol. 9, n. 23, p.78-93, jan./abr. 2007

DRUCKER, Peter. Administrando em tempos de grandes mudanças. 4.ed. São Paulo: Pioneira, 1992.

DRUCKER, P. F. O surgimento da nova organização. In: CHAMPY, J.; NOHRIA, N. (Orgs.). Avanço rápido: as melhores idéias sobre o gerenciamento de mudança nos negócios. Rio de Janeiro: Campus, 1997

DRUCKER, Peter. Melhor de Peter Drucker: Homem, Sociedade, Administração. Brasil: Nobel, 1998.

DRUCKER, Peter. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.

DUTRA, J.S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2008.

EDENIUS, M.; BORGERSON, J. To manage knowledge by intranet. Journal of Knowledge Management, v.7, n.5, p. 124-136, 2003.

EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael S. Capital Intelectual: Descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books, 1998.

ELIAS, Ezmir Dippe. Gerenciamento eletrônico de documentos (GED): aplicação na Universidade Federal de Santa Catarina. ÁGORA ISSN 0103-3557, v. 22, n. 45, p. 15-30, 2012.

FARIA, L. Os Novos Modelos de Gestão: Análise e Algumas Práticas em Empresas Brasileiras. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 4, jul-ago, 1995.

FALSARELLA, Orandi Mina; JANNUZZI, Celeste Aída Sirotheau Corrêa; BERAQUET, Vera Silvia Marão. Informação empresarial: dos sistemas transacionais a tolerância zero. Transinformação, Campinas, Ed. 15, p.141-152, set./dez., 2003.

FARIA PEREIRA, Rita de Cássia. As redes como tecnologia de apoio a gestão do conhecimento. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

FLEURY, M. T. O desvendar a cultura de uma organização. In: FLEURY, M. T.; FISCHER, R. M. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1995.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e Inovação Organizacional: As experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

FERNANDES, Caroline Brito. Aprendizagem organizacional como um processo para alavancar o conhecimento nas organizações. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

FONSECA, Ana Flávia. Organizational Knowledge Assessment Methodology. Washington: World Bank institute, 2006.

FONTANILLAS, Carlos Navarro; CRUZ, Eduardo Picanço; GONÇALVES, Jaqueline Pimentel de Souza. A gestão do conhecimento e os processos de informações nas organizações: estudo de caso em uma empresa off shore. Sustainable Business International Journal, n. 18, p. 1–28, 2012. Disponível em:

. Acesso em: 13 jan. 2014.

HAMMER, Michael, CHAMPY, James. Reengineering the corporation. New York: HarperBusiness, 1994.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processo. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 6-19, jan/mar 2000a

GONÇALVES, José Ernesto Lima. Proceso, que processo?. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, p. 8-19, out/dez 2000b

GORDON, Anna Lui e Ian. Integração Baseada em Serviços. Intercâmbio de Integração. The Architeture Journal, p. 20, 2005. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2014.

GROTTO, Daniela. O compartilhamento do conhecimento nas organizações. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

HARRIS, Robert. Creative Thinking Techniques. 2002. Disponível em: . Acesso em: 18 fev 2014.

IGARASHI, Wagner; IGARASHI, Deise Cristina Corrêa; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão; TODESCO, José Leomar. Investigação no Contexto Brasileiro Sobre Gestão do Conhecimento/Aprendizagem/Tecnologia da informação: Pesquisa Realizada Junto a Scientific Electronic Library Online. Cadernos EBAPE. BR, v. 6, n. 2, p. 01- 18, 2008.

KEEN, Peter G. The process edge. Cambridge: Harvard Business School Press, 1997.

LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane P. Sistemas e Informações Gerenciais: administrando a empresa digital. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

LEAVITT, Harold J. Corporate Pathfinders. Illinois: Dow Jones-Irwin, 1986.

VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3., n.4, ago. 2002.

MACHADO, Rogério Brasiliense. Gerenciamento eletrônico de documentos e sua inter-relação com a gestão o conhecimento. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

MARTINS, G. de A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009

MASCARENHAS, Sidnei Augusto. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MIGUEL, P. A. C. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. São Paulo: Elsevier, 2012.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E DO EMPREGO. RAIS, 2014. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2014.

MONGEAU, P. A. The Brainstorming Myth. In: annual meeting of the westem states communication association. Albuquerque, 1993.

MULBERT, Ana Luísa; MUSSI, Clarissa Carneiro, ANGELONI, Maria Terezinha. Estrutura: o desenho e o espírito das organizações. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

NEWELL, S., SCARBROUGH, H., & SWAN, J. From global knowledge management to internal electronic fences: contradictory outcomes from intranet development. British Journal of Management, v.12, n.2, p. 97-111, 2001.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. São Paulo: ELSEVIER, 1997

NONAKA, Ikujiro; KONNO, Noboru. The Concept of “BA”: Building a Foundation for Knowledge Creation. Califórnia Management Review, v. 40, n. 3, Spring, 1998.

OPEN GROUP. TOGAF® Version 9.1. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2014.

PEREIRA, Maurício Fernandes. A gestão organizacional em busca do comportamento holístico. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

PETERS, T. Prosperando no caos. São Paulo: Harbra, 1998.

POLANYI, Michael. The tacit dimension. London: Routledge e Kegan Paul, 1966.

PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen, ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre, Editora Bookman, 2002.

RAINER JR., R. Kelly; CEGIELSKY, Casey G. Introdução a Sistemas de Informação. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

REZENDE, D. A. Engenharia de software e sistemas de informação. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2002.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RICHTER, Fábio Adreas. Cultura organizacional e gestão do conhecimento. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

ROBBINS, Stephen P. O Processo Administrativo. São Paulo: Atlas, 1990.

ROMANI, Cláudia e DAZZI, Márcia Cristina Schiavi. Estilo gerencial nas organizações da era do conhecimento. In: ANGELONI, M. T. (Coord.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

ROSSETTI, A. G.; MORALES, A. B. T. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, p. 124–135, 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 fev 2014.

RUAS, R. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R.L.; ANTONELLO, C.S.; BOFF, L.H. (Org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

RUH, A. W.; MAGINNIS, F. X. BROWN, W. J. Enterprise application integration. Nova York: John Wiley & Sons, 2001.

SADIQ, W.; ORLOWSKA, M. Applying a Generic Conceptual Workflow Modeling Technique to Document Workflow. In: AUSTRALIAN DOCUMENT COMPUTING SYMPOSIUM, 2., 1997. Proceedings... Melbourne: [s.n.], 1997. SANTOS, Jane Lúcia Silva; SOUZA, Leonardo Leocádio Coelho; RADOS, Gregório Jean Varvakis; FIALHO, Francisco Antônio Pereira. Mapeamento da produção acadêmica em gestão do conhecimento no âmbito do EnAnpad: uma análise de 2000 à 2006. ENCONTRO DA ENANPAD, v. 31, 2007.

SARTOR, Vicente de Bona. Modelos mentais e a gestão do conhecimento. In: ANGELONI, Maria Terezinha (Coord). Organizações do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2002.

SCHEIN, Edgard. Coming to a New Awareness of Organizational Culture. Sloan Management Review, Winter, 1984.

SESSIONS, Roger. Comparison of the top four enterprise architecture methodologies. 2007. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2014

SETZER, Valdemar W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - n. zero dez/99

SILVA, Maysa Alves da Conceição. Análise da gestão do conhecimento no INPA baseada em práticas gerenciais. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.9 n.4 ago. 2008

SINDINFOR. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2014

SOARES, Delfina Fernanda Moreira Garcês de Sá. Planeamento de sistemas de informação: estudo de variáveis que condicionam a sua estratégia de execução. 1998. 247f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós-graduação em Informática, Universidade do Minho. Braga, Portugal. Disponível em: . Acesso em: 23 fev 2014.

SOUZA, Paulo de Tarso Costa de. Capital Social e Gestão do Conhecimento: união responsável socialmente. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação – v. 7 n. 6 dez. 2006

STENMARK, D. (2002). Information vs. knowledge: the role of intranets in knowledge management. In: Proceedings of Annual Hawaii International Conference, Hawaii. Anais…Hawaii: AHIC, 2002.

STEWART, Thomas A. Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

STEWART, Thomas A. A riqueza do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

STOLLENWERK, Maria de Fátima Ludovico. Gestão do Conhecimento: conceitos e modelos. In: Inteligência Organizacional e Competitiva. Kira Tarapanoff (Org.). Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2001.

SVEIBY, Karl-Erik. A nova riqueza das organizações: Gerenciando e avaliando patrimônios do conhecimento. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998

TEIXEIRA FILHO, Jayme. Gerenciando conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: SENAC, 2001.

TERRA, José C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 2 ed. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

TERRA, José Cláudio Cyrineu; GORDON, Cindy. Portais corporativos. São Paulo: Negócio, 2002.

THIVES JR, Juarez Jonas. A tecnologia do workflow e a transformação do conhecimento. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. A criatividade nas organizações do conhecimento. In: ANGELONI, Maria Terezinha. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

YOUNG, Ronald. Knowledge Management: tools and tecniques manual. Asian Productivity Organization. Tókio, 2010. Disponível em: . Acesso em: 23 jan 2014.

ZACHMAN, John A. John Zachman's Concise Definition of The Zachman Framework. 2008. Disponível em: < http://www.zachman.com/about-the-zachman- framework>. Acesso em: 29 mar 2014.

ZANINI, Georgia Barreto; PINTO, Marli Dias Souza; FILIPPIM, Eliane Salete. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA APLICADA À GESTÃO DO CONHECIMENTO. Conhecimento Interativo, v. 6, n. 2, p. 124-140, 2013.

ZIVIANI, Fabrício. A dinâmica do conhecimento e inovação no setor elétrico brasileiro: proposta de um conjunto de indicadores gerenciais. 2012. 324f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, UFMG. Belo Horizonte. Disponível em: . Acesso em: 19 jan 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)