Gestão de Processos de Negócio e Governança de TI: um Modelo para Avaliação do Alinhamento

FABRÍCIO PIRES VASCONCELLOS

Resumo


A Governança de Tecnologia da Informação (TI) já é assunto presente no cerne das estratégias organizacionais, bem como a Gestão de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management). Os dois temas têm como objetivo a otimização de recursos para alinhar os esforços e as estruturas organizacionais com as necessidades de negócios e fazer com que as organizações alcancem suas metas. A Governança de TI objetiva a criação de processos para organizar e controlar as atividades e garantir que seus recursos atendem a estratégia proposta pela organização. O BPM busca organizar e controlar as atividades que geram valor ao cliente, buscando alinhar o trabalho do dia-a-dia com a estratégia e os objetivos propostos pela organização. As metodologias existentes para a implantação de Governança de TI são todas baseadas em implantação de processos, controles e indicadores. Estes processos buscam entregar valor ao cliente da TI das organizações, que são, não só os clientes internos, mas também o público alvo do seu produto final. Portanto o problema de pesquisa foi: Como mensurar a utilização dos conceitos e da metodologia Business Process Management - BPM - com o foco na Governança de Tecnologia da Informação - GTI? O objetivo geral da pesquisa foi propor e testar modelo de mensuração do uso da metodologia de BPM sob o ponto de vista de profissionais da área de Tecnologia de Informação, com foco na Governança da TI. Quanto aos objetivos específicos buscou-se: a) Descrever as práticas de BPM e de Governança de TI; b) Descrever a teoria a respeito de alinhamento de práticas de BPM e Governança de TI; c) Verificar percepção dos respondentes da pesquisa aos conceitos e aplicação nas organizações de BPM e de Governança de TI; e d) Analisar os indicadores de alinhamento de BPM com a Governança de TI com a percepção dos respondentes. Optou-se pela metodologia descritiva quantitativa onde buscou-se por meio de um questionário eletrônico enviado a instituições financeiras e a amostra foi não probabilística e por conveniência. Os resultados do questionário, baseado em uma escala likert de 5 pontos, foram tratados por uma análise descritiva, verificando a concentração de respostas face a concordância das afirmações. Com a análise foi possível perceber que, para a amostra escolhida, existe entendimento e uso individualizado dos conceitos e metodologias de BPM e Governança de TI. Também, na percepção dos respondentes, os apontamentos teóricos sobre o alinhamento entre os dois constructos são consonantes, apontando a complementação entre a Governança de TI e o BPM. O trabalho contribui para a academia, apresentando o aprofundamento nos temas e no relacionamento entre eles, e, para o mercado, com informações que podem ajudar a implantação da Governança de TI e do BPM pela complementação dos modelos. Também pode ser utilizado como ponto inicial para a criação de um método focado na complementação das proposições de cada uma das metodologias, usando o que cada uma tem de melhor para se alcançar os resultados desejados.

Texto completo:

PDF PDF

Referências


ABPMP. Association of Business Process Management Professionals. Disponível em:

. Acesso em: 07 jul 2012.

ABPMP Brasil. Capítulo brasileiro da Association of Business Process Management

Professionals. Disponível em . Acesso em: 5 jul 2012.

ANDRADE, A. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 3.

ed. São Paulo: Atlas, 2007

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo:

Editora Atlas, 2010.

ÁLVARES, E.; GIACOMETTI, C.; GUSSO, E. Governança corporativa: um modelo

brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

ARAÚJO, R. et al. A definição de processos de software sob o ponto de vista da gestão de

processos de negócio. VI Simpósio Internacional de Melhoria de Processos de Software São

Paulo, SP – Brasil, junho, 2004.

BABBIE, E. Survey research methods. Métodos de pesquisa de investigação. Traduzido por

Guilherme Cezarino. 2a reimpressão. Editora UFMG, 2003.

BALDAM, R.; SILVA, H. P. da; VALLE, R. Gerenciamento de processos de negócios.

BPM – Business process management. 2. ed. São Paulo: Érica, 2008.

CANTÓN, E. P. Governança de TI nas instituições financeiras no brasil: uma avaliação de

tendências. [dissertação] São Paulo. 2008. Disponível em:

mea_pujol_canton.pdf>. Acesso em: 14 jul 2012.

CARR, N. G. IT Doesn't Matter. Harvard Business School Publishing Corporation.

Publicado em 2003. Disponível em .

Acesso em: 08 ago 2012.

CBOK. Business process management commom body of knowledge. 2. ed. Association of

Business Process Management Professionals, [S.l.], 2009.

COBIT 4.1. Control objectives for information and related technology V4.1. 2007.

Disponível em: . Acesso em: 08 out 2012

CONTADOR, J. C. et al.. Gestão do conhecimento aplicada à gestão por processos:

identificação de funcionalidades requeridas às soluções de Business Process Management

System (BPMS). RAI. Revista de Administração e Inovação. São Paulo, v. 2, n. 2, p. 5-18,

CRUZ, T. BPM E BPMS - Business process management e business process management

systems. São Paulo: Brasport, 2008.

CRUZ, T. Sistemas De Informações Gerenciais. São Paulo: Atlas, 2000.

DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da

tecnologia da informação. 5. ed, Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DRUCKER, P. F. Desafios gerenciais para o século XXI. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. São

Paulo: Pioneira, 1999.

DRUCKER, P. F. O essencial de Drucker. Lisboa: Actual Editora, 2001.

ELO Group. Relatório da 3a pesquisa sobre iniciativas de BPM - 2010. Disponível em

. Acesso em: 22 ago 2012.

EVERTON, F. Dicionário ediouro da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

FEBRABAM. Pesquisa Ciab FEBRABAN. Setor bancário em números, tendências

tecnológicas e agenda atual. São Paulo, 2012. Disponível em:

. Acesso em: 14 set 2012.

FERNANDES, A. A.; ABREU, V. F. de. Implantando a governança de TI - da estratégia à

gestão dos processos e serviços – 3. ed. São Paulo: Brasport. 2012.

FLOREA, A. Business Process Management Solutions Performance Tuning and

Configuration. Database Systems Journal. Vol. II, no. 03/2011

GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GLOBAL BPM Report. Global Business Process Management Report 2012. Disponível em:

. Acesso em: 15 jul 2012.

GONÇALVES, A. C. T. Governança em tecnologia da informação do setor público

Estadual - diretrizes para a implantação na Secretaria de Estado da Fazenda. [dissertação]

Disponível em:

cesar_tomaz_goncalves_2011.pdf>. Belo Horizonte. 2011. Acesso em: 12 fev 2013.

GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. RAE - Revista de

Administração de Empresas. n.1. v.40. Jan./Mar. 2000. Disponível em:

. Acesso em: 14 ago 2012.

GONÇALVES, C. A.; MEIRELLES, A. M. Projetos e relatórios de pesquisa em

Administração. São Paulo: Atlas, 2004.

GREGORIO, D. Tecnologia para otimizar. Publicado na revista Ciab FEBRABAN. Vol 43.

Dez 2012. Disponível em: . Acesso em: 11 jan 2013.

GRAEML, A. R. O alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa. 2. ed.

São Paulo: Editora Atlas, 2003.

GULDENTOPS, E. Maturity measurement - First the purpose, then the method. In:

Information system control journal, Vol. 4, 2003. Disponível em:

. Acesso em: 22 ago 2012.

HARRINGTON, J. Gerenciamento total da melhoria continua. São Paulo: Makron Books,

HIDETOSHI, E. C. Gestão de processos de negócio: uma contribuição para a avaliação de

soluções de business process management (BPM) sob a ótica da estratégia de operações.

Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica de Engenharia da Produção. São Paulo, 2006.

HIKAGE, O. K; LAURINDO, F. J. B.; PESSOA, M. S. de P. Balancedscorecard como

ferramenta de medição de desempenho na TI – um estudo de caso. 2003. Disponível em:

Acesso em: 07 set

IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das melhores práticas de

governança corporativa. 4. ed. São Paulo: IBGC, 2009

IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Disponível em:

Acesso em: 12 set 2012.

ITGI - IT GOVERNACE INSTITUTE. Disponível em: . Acesso em:

ago 2012.

LUNARDI, G. L. Um estudo empírico e analítico do impacto da governança de TI no

desempenho organizacional. Tese de doutorado. Porto Alegre, 2008.

MAÇADA, A. C. G. Tecnologia da informação na governança do setor financeiro

nacional. 2004. Disponível em:

HTTP://www.ea.ufrgs.br/professores/acgmacada/pubs/CATI%20SFN.pdf. Acessado em: 06

set 2012.

MAGALHÃES, I. L.; PINHEIRO, W. B. Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma

abordagem com base na ITIL. São Paulo: Novatec, 2007.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa em marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre:

Bookman, 2006.

MATOS, José Gilvomar R.; MATOS, Rosa Maria B.; ALMEIDA, Josimar Ribeiro de.

Análise do ambiente corporativo: do caos organizado ao planejamento estratégico das

organizações. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.

MCFARLAN, F. W. A tecnologia da informação muda a sua maneira da competir. In.

Estratégia: a busca da vantagem competitiva - Harvard Business Review Book – 6. ed. São

Paulo: Campus, 1998.

MCFARLAN, F. W. NOLAN, R. L. Does IT matter?.HBR debate.Harvard Business

Review. Jun. 2003. Disponível em: .

Acesso em: 2 set 2012

MEIRELLES, F. S. G. Investimentos e indicadores nas empresas: evolução e tendências.

In: ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. de M. (org.). Tecnologia de informação. São

Paulo: Atlas, 2004.

MUSSI, O. O que é automação de processos de governança de TI. Publicado em 16 set

Disponível em: . Acesso em: 25 ago 2012.

SOUZA NETO, M. V.; MEDEIROS JUNIOR, J. V. Afinal, o que é business process

management (BPM)? Um novo conceito para um novo contexto. Revista Eletrônica de

Sistemas de Informação, v, 7, n. 2, artigo 9, 2008. Disponível em:

. Acesso em: 18 set 2012.

OLIVEIRA, T. M. V. de. Amostragem não probabilística: Adequação de Situações para

uso e Limitações de amostras por Conveniência, Julgamento e Quotas. Revista Administração

On Line. V.2 N.3, 2001. Disponível em: .

Acesso em: 14 nov 2012.

PAULA, A. P.a P. de. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da

experiência contemporânea. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2007.

PEREIRA, M. N. B. Tecnologia de informação em alinhamento à estratégia de negócio:

na visão de gestores das empresas participantes do IT Service Management Forum de Minas

Gerais. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, 2008.

QUINTELLA, H. M. BOGADO, S. D. C. Análise bibliográfica e mapeamento da

produção de um grupo de pesquisa sobre o uso competitivo da tecnologia da informação

engevista. v. 6, n. 2, p. 36-47, 2004. Disponível em:

. Acesso em: 12

set 2012.

RATZER, P. Domine as seis esferas de governança em TI, ou fracasse. Publicada em 1o

abr 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 ago 2012.

RECOMENDAÇÕES da CVM sobre Governança Corporativa. Comissão de valores

Mobiliários, 2002. Disponível em:

. Acesso em 01 set 2012.

REIS, L. G. Produção de monografia: da teoria à prática. 2.ed. Brasília: SENAC-DF, 2008.

REZENDE, D. A. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação

empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas.

ed. São Paulo: Atlas, 2001.

ROMERO, S. Eliminating 'Us and Them': Using IT Governance, Process, and Behavioral

Management to Make IT and the Business 'One'.New York, Springer, 2011.

SILVA, A. L. C. da. Governança corporativa e decisões financeiras no Brasil. Rio de

Janeiro: Mauad, 2005.

SIQUEIRA, M. A. S. Monografias e teses: das normas técnicas ao projeto de pesquisa.

Brasilia: Consulex, 2005.

SOARE, P.; BALANESCU, V. Six sigma – strategic option for enabling synergies withi

business process managemenet. Business Excellence and Management. Volume 2 Issue 4 /

December 2012. p. 67

SOBREIRA NETO, F. Gerenciamento de processos de negócio: um estudo teórico

comparativo sob as óticas da gestão empresarial e da tecnologia da informação. 2008.

Disponível em:

Acesso em 04

de julho de 2012.

STEINBERG, H. Governança corporativa: conselhos que perpetuam empresas. São Paulo:

Editora Gente, 2008.

TAROUCO, H.; GRAEML, A. R. Governança de tecnologia da informação: um panorama

da adoção de modelos de melhores práticas por empresas brasileiras usuárias. Rev. Adm.,

São Paulo, v. 46, n. 1, mar. 2011 . Disponível em

. Acesso em: 17 ago 2012.

TESSARI, R. Gestão de processos de negócios: um estudo de caso da BPM em uma

empresa do setor moveleiro. Dissertação - Universidade de Caxias do Sul, Programa de PósGraduação em Administração, 2008.

WEILL, P.; ROSS, J. W. Governança de tecnologia da informação. São Paulo: M. Books

do BrasilLtda, 2006.

WESKE, M. Business process management: concepts, languages, architectures. 1 ed.

Springer, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Projetos, Dissertações e Teses em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
ISSN 2358-5501 (Online)