INFLUÊNCIA DOS STAKEHOLDERS NA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE

Autores

  • Marcelle Rossi Mello Brandão Programa de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Mauro Lemuel Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Miguel Eduardo Moreno Anez Professor do Curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Benny Kramer Costa Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - PMDA/UNINOVE e do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v12i4.822

Palavras-chave:

Marketing Verde. Stakeholders. Setor Moveleiro.

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer de que forma os stakeholders influenciam na adoção de estratégias de marketing verde sob a ótica da empresa Alfa, uma indústria moveleira situada no Rio Grande do Norte, Brasil. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa e utiliza o método do estudo de caso exploratóriodescritivo como modelo formal e sistemático do estudo científico. Segue as proposições teórico-conceituais de Polonsky (1995), Michell, Angle e Wood (1997) e Frooman (1999) como referências básicas que identifica e avalia o grau de importância dos stakeholders relevantes, mostra suas expectativas e necessidades e descreve as táticas utilizadas pelas empresas para a implantação de estratégias de marketing verde. O estudo descreve a realidade de uma indústria moveleira do Rio Grande do Norte, Brasil e mostra sua filosofia e contexto; identifica os stakeholders presentes, analisa o grau de importância de cada grupo relevante e mostra suas necessidades e expectativas e por fim, constata as mudanças ocorridas na organização na implantação de estratégias de marketing verde. A partir dos resultados obtidos conclui que os stakeholders são levados em consideração na adoção de estratégias de marketing verde, mesmo a empresa não possuindo a devida percepção estratégica necessária para avançar na adoção da filosofia do marketing verde. Este estudo de caso explora conhecimentos que podem ser apropriados e adequados por empresas de pequeno porte que atuem nesse segmento-tendência estratégico do marketing verde.

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Publicado

30/12/11