INOVAÇÃO DE SERVIÇO E SEU IMPACTO NO DESEMPENHO FINANCEIRO

Autores

  • Rachel Gonçalves de Castro
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Fábio de Oliveira Paula Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i1.7195

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo estudar o quanto o desempenho de inovação afeta o desempenho financeiro. Para isso, o estudo aplicou a Modelagem de Equações Estruturais em uma base de dados de 238 empresas colombianas que responderam a pesquisas efetuadas no período entre 2012 e 2016. Foi possível identificar que atividades tecnológicas, habilidade da mão de obra e ligações externas possuem relações positivas com o desempenho da inovação. A inovação também impacta positivamente aspectos relacionados ao mercado, porém não influencia questões relacionadas ao custo. Por fim, tanto os impactos no mercado como no custo se relacionam diretamente e de maneira positiva com o desempenho financeiro. Assim, os resultados dessa pesquisa sugerem que, para empresas de serviço melhorarem financeiramente a partir de inovação, deve-se investir em tecnologia, em mão de obra e fortalecer laços externos, impactando fatores relacionados ao mercado, por meio do melhor desempenho da inovação.

Biografia do Autor

Rachel Gonçalves de Castro

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Fábio de Oliveira Paula, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

24/07/20