EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL ENQUANTO EMPREENDEDORISMO INSTITUCIONAL: ESTRATÉGIAS DE MOBILIZAÇÃO E DE LEGITIMAÇÃO PARA A MUDANÇA

Autores

  • Patricia Ayumi H. V de Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Marcos Cohen Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i2.6935

Palavras-chave:

Empreendedorismo sustentável, empreendedorismo institucional, effectuation, causation, bricolagem.

Resumo

Tendo como escopo a ação de empreendedores sustentáveis e unindo os mecanismos típicos da ação empreendedora (causation, effectuation e bricolagem) às estratégias de empreendedores institucionais, o estudo teve como objetivo elucidar a forma com que empreendedores sustentáveis mobilizam recursos ao mesmo tempo em que tentam se legitimar e atrair stakeholders para o seu negócio. Utilizou-se a metodologia de estudo de casos múltiplos,  analisando-se três casos de empreendedores sustentáveis no Brasil. A principal contribuição da adoção da teoria institucional à pesquisa sobre empreendedorismo sustentável foi mostrar que a utilização dos mecanismos da ação empreendedora varia conforme o contexto, priorizando-se a lógica de causation quando o objetivo é de busca por legitimidade e convencimento de stakeholders, numa  tentativa de mudança institucional. Também se constatou que os argumentos da teorização também apresentam variações ao longo do tempo, conforme a experimentação e o aprendizado iterativo dos empreendedores, seguindo uma lógica de effectuation, à medida que novos desafios e oportunidades surjam para o empreendedor.

Biografia do Autor

Patricia Ayumi H. V de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre e doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio

Marcos Cohen, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do quadro principal do Departamento de Administração, atuando na área de Estratégia e coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis  do IAG.

Downloads

Publicado

19/07/19