O SURGIMENTO DA ESCOLA DE PENSAMENTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS

Autores

  • Lívia Lopes Barakat
  • José Edson Lara
  • Marlusa Gosling

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v12i3.669

Palavras-chave:

Marketing, Marketing de Relacionamento, Escolas de Pensamento de Marketing, Objetividade nas Ciências Sociais, Teoria de Marketing.

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir o surgimento do Marketing de Relacionamento (MR) como escola de pensamento do marketing, após a década de 70. Primeiramente, será realizada uma revisão das principais escolas de marketing, conforme Sheth, Gardner e Garrett (1988). Considerando as influências de algumas dessas escolas sobre o Marketing de Relacionamento, será feito um resgate de seu surgimento, com a revisão de seus principais precursores e classificando-o nos critérios de interativo/não-interativo e econômico/não-econômico. Por fim, o artigo pretende responder às seguintes perguntas: O MR pode ser considerado hoje como escola proeminente no pensamento de marketing? É possível chegar a uma teoria geral para o MR? A objetividade nas pesquisas de MR é desejável/possível? A análise desses questionamentos será feita com base na discussão de correntes filosóficas do conhecimento científico (Comte, Durkhein, Popper, Nagel, Kant, Weber), que constituem fundamento epistemológico para o desenvolvimento de pesquisas da área.

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Publicado

30/09/11

Edição

Seção

Artigos