ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: UMA RELAÇÃO ENTRE PARADIGMAS, METANARRATIVAS, PONTOS DE INTERSEÇÃO E SEGMENTAÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Luciano Munck
  • Rafael Borim de Souza

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i2.647

Palavras-chave:

estudos organizacionais, paradigmas, metanarrativas, segmentação teórica e pontos de interseção.

Resumo

Este artigo foi realizado com o objetivo de identificar um quadro de análise que contemplasse o relacionamento entre paradigmas, metanarrativas, pontos de interseção e segmentações teóricas relacionados aos estudos organizacionais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Para que a viabilidade de realização do estudo fosse garantida foram adotados como referências os paradigmas apresentados por Burrell e Morgan (1979), as metanarrativas e os pontos de interseção defendidos por Reed (2007) e a segmentação teórica proposta por Marsden e Townley (2001). Foi possível observar que os pontos de interseção propostos por Reed (2007) confluem de uma segmentação teórica defendida por Marsden e Townley (2001) entre teorias organizacionais normais e teorias organizacionais contranormais, as quais englobam todas as metanarrativas interpretativas de Reed (2007), que por sua vez são compreendidas pelos paradigmas de Burrell e Morgan (1979).

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Publicado

30/06/10

Edição

Seção

Artigos