PERCEPÇÕES SOBRE ENSINO DE METODOLOGIA DA PESQUISA NO MESTRADO

Autores

  • Adriano Reci Prestes Universidade de Caxias do Sul
  • Jocélia Felícia Andreola Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i2.643

Palavras-chave:

Método de Ensino. Metodologia da Pesquisa. Pesquisa Exploratória. Mestrado em Administração. Interação em Sala de Aula.

Resumo

Este estudo investiga a alteração no método de ensino da disciplina de Metodologia da Pesquisa da primeira para a segunda turma do Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A pesquisa se baseou em um estudo exploratório, sendo realizadas entrevistas semidirigidas com o professor da disciplina, com cinco alunos da primeira turma (22% do total) e cinco da segunda turma (também 22%). As entrevistas revelaram vantagens/desvantagens de cada método, resultados de aprendizagem e percepções sobre a importância da disciplina. Através da comparação entre os dois momentos da disciplina, concluiu-se que houve evolução no método de ensino e descreveram-se estratégias consideradas facilitadoras para a aprendizagem. Percebeu-se ainda que é fundamental refletir sobre as formas de ensinar Metodologia da Pesquisa e valorizar a interação em sala de aula, devido à importância da disciplina para a atuação do aluno-pesquisador na seqüência do curso e em uma possível carreira acadêmica.

Downloads

Publicado

30/06/11

Edição

Seção

Artigos