FATORES DE DESEMPENHO E CONSUMO DE ENTRETENIMENTO DE VIDEOS EM STREAMING

Autores

  • Andressa Rodrigues Silva ufmg
  • Marlusa de Sevilha Gosling UFMG
  • Kelly Cristine Oliveira Meira ufmg
  • Stela Cristina Hott Correa ufjf
  • Iury Teixeira de Sevilha Gosling ufmg

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.6428

Palavras-chave:

Streaming, Consumo de Entretenimento, Intenção de Uso, UTAUT 2

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os fatores que têm relação direta e positiva com a intenção de uso de plataformas de streaming de vídeos pagas, e com o consumo de entretenimento nestas plataformas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um survey online que obteve 207 respondentes válidos. Os dados coletados foram analisados estatisticamente com os softwares SPSS e SmartPLS. Concluiu-se que o consumo de entretenimento audiovisual foi desviado das redes de televisão para as plataformas streaming. Os fatores determinantes desse movimento foram a expectativas de desempenho, a influência social, a motivação hedônica, o preço e o custo de troca. Os consumidores pretendem continuar comprando esses serviços no futuro e usá-lo frequentemente no seu dia-a-dia. Curiosamente, os fatores tecnológicos, a facilidade de uso e expectativa de desempenho não foram fatores imprescindíveis desse deslocamento.

Biografia do Autor

Andressa Rodrigues Silva, ufmg

Bacharel em Administração pela UFMG

Marlusa de Sevilha Gosling, UFMG

Pós-Doutora em Gestão do Turismo - Universidade do Algarve, Portugal

Doutora em Administração UFMG

Docente Associada de Marketing UFMG

Kelly Cristine Oliveira Meira, ufmg

Bacharel em Relações Econômicas Internacionais - UFMG

Bolsista do Neecim-Tur UFMG

Stela Cristina Hott Correa, ufjf

Doutoranda em Administração UFMG

Mestre em Administração UFRJ

Docente da UFJF campus GV

Iury Teixeira de Sevilha Gosling, ufmg

Bacharel em Administração -  CESUMARMestrando em Administração -  UFMGDocente de Marketing e Projetos - Unincor

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Publicado

23/09/18