Imagem do esteticista sob a ótica dos stakeholders

Autores

  • Izabela Teixeira Dias
  • Fernanda Carla Wasner Vasconcelos
  • Gustavo Quiroga Souki

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i1.6222

Palavras-chave:

Estética, Esteticista, Imagem profissional, Stakeholders

Resumo

Este trabalho averiguou a percepção dos stakeholders sobre a imagem da profissão e do profissional da Estética. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, por meio de 49 entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados foram solicitados a fazer desenhos sobre a profissão e do profissional da Estética, ilustrando os depoimentos obtidos. Os depoimentos foram analisados utilizando a base teórica sobre as dimensões da imagem De Toni, Milan e Schuler. Os resultados mostram: (i) dimensão cognitiva - a responsabilidade em relação à beleza e à saúde são inerentes às atividades profissionais; (ii) dimensão funcional - cuidados com pele, unhas, aspectos relacionados à aparência e a necessidade de constante aprimoramento profissional; (iii) dimensão simbólica mostrou que profissionais de Estética melhoram a autoestima, promovem bem-estar e geram satisfação aos cientes; (iv) dimensão emocional, foram citados relatos de emoções positivas em relação à prestação de serviços e aos resultados atingidos. Este trabalho inova ao utilizar conceitos de imagem e de marketing para analisar a profissão e o profissional da Estética, trazendo contribuições gerenciais e acadêmicas.

Referências

ALMEIDA, S. M. Marketing em profissões: um estudo sobre a imagem da fonoaudiologia. 2011. 253f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2011.

AMORIM, A. A. Marketing de serviços: um estudo exploratório sobre a imagem e a identidade da fisioterapia. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Administração) -Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2007.

BAILEY, E. E.; ASHFAQ, A. M.; ORENGO, I. F.; TESTA, M. A.; WHITE, V. R.; GELLER, A. C. Skin cancer knowledge, attitudes, and behaviors in the salon: a survey of working hair professionals in Houston, Texas. Archives of Dermatological Research, v. 147, n. 10, p. 1159-1165, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARICH, H.; KOTLER, P. A framework for marketing image management. Sloan Management Review, v. 32, n. 2, p. 97-104, 1991.

BAUMEISTER, R. F. A self-presentational view of social phenomena. Psychological Bulletin, n.91, n. 1, p.3-26, 1982.

BRASIL. Lei 13.643, 03 de abril de 2018. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13643-3-abril-2018-786398-publicacaooriginal-155154-pl.html. Acesso em: 04 abr. 2018.

CARVALHO, C. R. F. Estudo do perfil profissional e da formação acadêmica do tecnólogo em estética: Estudo de caso. 2006. 196 p. Dissertação (Mestrado em Ensino em ciências e Biociências em Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEventos/docs/CI-117-TC.pdf. Acesso em: 25 set. 2014.

DE TONI, D. Administração da imagem de produtos: desenvolvendo um instrumento para a configuração da imagem de produto. 2005. 268 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

DE TONI, D.; MILAN, G. S.; BARAZETTI, L. Imagens de serviços: um estudo exploratório sobre a configuração e organização das imagens dos serviços de fisioterapia de um plano de saúde. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, v. 28, 2004, Curitiba. Anais do XXVIII ENANPAD. Curitiba: ANPAD, 2004.

DE TONI, D.; MILAN, G. S.; SCHULER, M. Configuração de imagens de serviços: um estudo aplicado aos serviços de fisioterapia disponibilizados por um plano de saúde. In: ANAIS DO ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, v. 29. Brasília: ENANPAD, 2005.

DE TONI, D.; SCHULER, M. Gestão da imagem: desenvolvendo um instrumento para a configuração da imagem de produto. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 4, p. 131-151, 2007.

DICHTER, E. What’s in an image. The Journal of Consumer Marketing, v. 2, n. 1, p. 75-81, 1985.

DOBNI, D.; ZINKHAN, G. M. In search of brand image: a foundation analysis. Advances in Consumer Research, v. 17, n. 1, p. 110-119, 1990.

FERREIRA, C. L.; MOURA, L. R. C.; SOUKI, G. Q. A imagem de profissões da saúde sob a perspectiva do marketing. Revista de Administração IMED, v. 4, n. 3, p. 343-355, 2014.

FERREIRA, L. F. Imagem do farmacêutico: proposição e teste de um modelo de avaliação. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro Universitário Una, Belo Horizonte, 2014.

GASPARIN, F. M. A configuração da imagem de um shopping Center na percepção de consumidores locais. 2011. 115f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011.

GIACALONE, R.; ROSENFELD, P. Applied impression management: How image-making affects managerial decisions. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1991.

GONZALEZ, J. A.; CHAKRABORTY, S. Image and similarity: an identity orientation perspective to organizational identification. Leadership & Organization Development JournaL, v. 33, n. 1, p. 51-65, 2012.

GRASSELI, M. Marketing na arquitetura: um hiato entre a imagem e a identidade profissional.2007. 145f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2007.

HOEVE, Y. T.; JANSEN, G.; ROODBOL, P. The nursing profession: public image, self-concept and professional identity; a discussion paper. Journal of Advanced Nursing, v. 70, n. 2, p. 295-309, 2014.

IBARRA, H. Provisional selves: experimenting with image and identity in professional adaptation. Administrative Science Quarterly, v.44, n. 4, p. 764-791, 1999.

JAIME, F. M. La imagen profesional del bibliotecario escolar: la percepción de los directivos y la autopercepción de los bibliotecarios de las escuelas primarias de la ciudad de Rafaela, Santa Fe. Información, Cultura Y Sociedad, n. 27, p.55-90, 2012.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 6. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2003. 152 p.

LEARY, M. R.; KOWALSKI, R. M. Impression management: a literature review and two-component model. Psychological Bulletin, v. 107, n. 1, p. 34-47, 1990.

LEDOUX, J. O cérebro emocional: os misteriosos alicerces da vida emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LITTLE, L. M.; MAJOR, V. S.; HINOJOSA, A. S.; NELSON, D. L. Professional image maintenance: how women navigate pregnancy in the workplace. Academy of Management Journal, vol. 58, n. 1, p. 8-37, 2015.

LOVELOCK, C.; WRIGHT; L. Serviços: marketing e gestão. Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2005. 416 p.

LOPUKHOVA, O. G. Dynamics of psychology students’ “image of a psychologist” conception during education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 159, p. 120-124, 2014.

MACHADO, A. J. Imagem do programa de orientação e proteção ao consumidor: um estudo sobre as percepções de consumidores, advogados e representantes de procons e empresas do segmento financeiro. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2010.

MACHADO-DA-SILVA, C. L.; FONSECA, V. S.; FERNANDES, B. H. R. Cognição e institucionalização na dinâmica da mudança em organizações. In: RODRIGUES, S. B.; CUNHA, M. P. (Orgs.). Estudos organizacionais: novas perspectivas na administração de empresas, uma coletânea luso-brasileira. São Paulo: Iglu, p. 123-150, 2000.

MENDES, R. L. Marketing na Psicologia: um estudo exploratório sobre a imagem profissional. 2008. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2008.

MENDES, R. L; SOUKI, G. Q.; GRASSELI, M. Professional image in marketing: an exploratory study about the functional dimension in psychology. In: ACADEMY OF MARKETING ANNUAL CONFERENCE. Aberdeen, 2008.

MILAN, G. S.; ALTHAUS, A. A.; DE TONI, D.; EBERLE, L.; LAZZARI, F. A imagem dos acessórios de esquadrias de pvc: um estudo comparativo entre os produtos de origem chinesa e europeia. Qualitas Revista Eletrônica, v. 15, n. 1, 2014. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2108/1087. Acesso em: 29 de fev. 2016.

MILAN, G. S.; DE TONI, D. A configuração das imagens dos gestores sobre o conceito de estratégia. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 6, p. 102-125, set./out. 2008.

MILAN, G. S.; DE TONI, D.; SCHULER, M. Configuração de imagens: um estudo com serviços de fisioterapia. Gestão.Org Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 6, n. 1, p. 19-36, 2010.

MILAN, G. S.; GASPARIN, F. M.; DE TONI, D. A configuração da imagem de um shopping center na percepção de consumidores locais. REAd – Revista Eletrônica da Administração, v. 19, n. 1, p. 83-114, 2013.

O’NEILL, R.; LAMBERT, D. R. The emotional side of price. Psychology & Marketing, v. 18, n. 3, p. 17-237, 2001.

RODRÍGUEZ, C.; PAWLIKOWSKA, T.; SCHWEYER, F. X.; LÓPEZ-ROIG, S.; BÉLANGER, E.; BURNS, J.; HUGÉ, S.; PASTOR-MIRA, M. A.; TELLIER, P. P.; SPENCER, S.; FIQUET, L.; PEREIRÓ-BERENGUER, I. Family physicians’ professional identity formation: a study protocol to explore impression management processes in institutional academic contexts. BMC Medical Education, v. 14, p. 184, 2014.

ROSENFELD, P., GIACALONE, R.; RIORDAN, C. Impression management: building and enhancing reputations at work. Cengage Learning EMEA, 2001. 264 p.

SCHLENKER, B. R. Self-presentation. In: LEARY, M.; TANGNEY, J. (Eds.). Handbook of self and identity. New York: The Guilford Press, 2003. 703 p.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÁS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Perspectivas de mercado até 2015: higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Disponível em: http://www.sebraemercados.com.br/perspectivas-de-mercado-ate-2015-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos/. Acesso em: 15 dez. 2015.

STERN, B.; ZINKHAN, G.; JAJU, A. Marketing images: construct definition, measurement issue, and theory development. Marketing Theory, v. 1, n. 2, p. 201-224, 2001.

TICE, D.; WALLACE, H. The reflected self: creating yourself as (you think) others see you. In: LEARY, M.; TANGNEY, J. (Eds.).Handbook of self and identity. New York: The Guilford Press, p.91-105, 2003.

VICTER, P. P. Marketing no turismo: Um estudo descritivo sobre a imagem do intercâmbio de cursos de idiomas. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2009.

VOUGH, H. C.; CARDADOR, M. T.; BEDNAR, J. S.; DANE, E.; PRATT, M. G. What clients don't get about my profession: a model of perceived role-based image discrepancies. Academy of Management Journal, v. 56, n. 4, p. 1050-1080, 2013.

ZIELKE, S. Integrating emotions in the analysis of retail price images. Psychology & Marketing, v. 28, n. 4, p. 330-359, 2011.

Downloads

Publicado

21/01/19