Imagem do esteticista sob a ótica dos stakeholders

Izabela Teixeira Dias, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Gustavo Quiroga Souki

Resumo


Este trabalho averiguou a percepção dos stakeholders sobre a imagem da profissão e do profissional da Estética. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, por meio de 49 entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados foram solicitados a fazer desenhos sobre a profissão e do profissional da Estética, ilustrando os depoimentos obtidos. Os depoimentos foram analisados utilizando a base teórica sobre as dimensões da imagem De Toni, Milan e Schuler. Os resultados mostram: (i) dimensão cognitiva - a responsabilidade em relação à beleza e à saúde são inerentes às atividades profissionais; (ii) dimensão funcional - cuidados com pele, unhas, aspectos relacionados à aparência e a necessidade de constante aprimoramento profissional; (iii) dimensão simbólica mostrou que profissionais de Estética melhoram a autoestima, promovem bem-estar e geram satisfação aos cientes; (iv) dimensão emocional, foram citados relatos de emoções positivas em relação à prestação de serviços e aos resultados atingidos. Este trabalho inova ao utilizar conceitos de imagem e de marketing para analisar a profissão e o profissional da Estética, trazendo contribuições gerenciais e acadêmicas.


Palavras-chave


Estética, Esteticista, Imagem profissional, Stakeholders

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v20i1.6222

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Revista Pretexto
ISSN 1984-6983 (Online)
ISSN 1517-672x (Impressa)
Classificação Qualis CAPES - B2 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo