A ASCENÇÃO E QUEDA DO IMPÉRIO X

Autores

  • Luis Manuel Esteves da Rocha Vieira Universidade Federal da Paraíba.
  • Fabia Jaiany Viana de Souza Universidade Federal da Paraíba.
  • Wenner Glaucio Lopes Lucena Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i4.5854

Palavras-chave:

Ascenção. Queda. Império X. Teoria da Agência. Teoria da Divulgação.

Resumo

O presente caso narra a trajetória do empresário Eike Batista desde seus tempos de estudante de engenharia, passando por seu primeiro empreendimento na mineração de ouro, ascensão a “maior empreendedor do Brasil” e homem mais rico do Brasil, até o declínio de seu grupo, culminando no pedido de recuperação judicial pessoal e de suas empresas. A partir de sua história é possível observar diversos pontos fulcrais que contribuíram ora para seu crescimento, ora para seu insucesso. Os fatos narrados destinam-se a uma reflexão que instigue estudantes e profissionais das áreas de Ciências Contábeis e Administração a relacionarem tais acontecimentos práticos à Teoria da Agência e à Teoria da Divulgação. Ainda assim, dada a abrangência do caso quanto à trajetória do empreendedor citado e do ciclo de vida de suas empresas, pode ser aplicado sob outras temáticas relacionadas a Finanças e Empreendedorismo.

Biografia do Autor

Luis Manuel Esteves da Rocha Vieira, Universidade Federal da Paraíba.

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Administração.

Fabia Jaiany Viana de Souza, Universidade Federal da Paraíba.

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional (UnB/UFPB/UFRN).

Wenner Glaucio Lopes Lucena, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional (UnB/UFPB/UFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

02/12/18

Edição

Seção

Caso de Ensino