ANÁLISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS

Autores

  • Flávio Everton de Castro Faculdades Promove
  • Luiz Cláudio Vieira de Oliveira Academia Cordisburguense de Letras João Guimarães Rosa, ACL - JGR, Brasil
  • Cristiana Fernandes De Muÿlder Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i2.5515

Resumo

Este artigo analisa o discurso usado pela organização Hortifruti, como estratégia empresarial de marketing para aumentar a competitividade, atendendo as necessidades de consumo e satisfazendo o imaginário dos consumidores. A Hortifruti desenvolveu uma campanha publicitária, em quatro fases, com o emprego de elementos semiodiscursivos, que atendem os objetivos e estratégias de marketing. A pesquisa, qualitativa e descritiva, realizou um estudo de caso, realizando pesquisa de campo e entrevistas. Os recursos semiodiscursivos dos textos publicitários da campanha e as entrevistas foram analisados com a metodologia buscada à Análise do Discurso Francesa (ADF), que é uma teoria linguística e semiótica, de origem estruturalista. Os conceitos de marketing estratégico e de relacionamento forneceram o contexto para a análise discursiva efetuada. Os resultados alcançados permitem concluir que a eficácia das fases da campanha se deveu ao emprego de discursos linguísticos e imagéticos, comuns à cultura dos clientes da Hortifruti, que incluem elementos semióticos, além de metáforas, jogos de palavras, chistes e humor, e que funcionam como recursos para atração e retenção dos clientes.

Biografia do Autor

Flávio Everton de Castro, Faculdades Promove

Professor da pós-graduação.

Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, Academia Cordisburguense de Letras João Guimarães Rosa, ACL - JGR, Brasil

Professor Titular

Cristiana Fernandes De Muÿlder, Universidade FUMEC

Professora Titular

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Publicado

19/09/17

Edição

Seção

Artigos