HIATO ENTRE ATITUDE E COMPORTAMENTO NO DESCARTE E RECICLAGEM DE LIXO: UMA ABORDAGEM INTERGERACIONAL

Autores

  • Lara Coelho Vaccari Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / sem vínculo atual
  • Marcos Cohen Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Professor
  • Angela Maria Cavalcanti da Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Professora

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i2.5366

Palavras-chave:

atitude pro-ambiental, comportamento ecologicamente consciente, hiato, descarte, reciclagem

Resumo

A partir da constatação por diversos autores da existência de um hiato entre a atitude ecologicamente consciente de consumidores e seu efetivo comportamento, tanto em termos de compras quanto de hábitos pessoais de consumo, este artigo investiga tal fenômeno por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa. Buscou-se identificar os fatores que aumentam e diminuem este hiato, focando especificamente no descarte e reciclagem de lixo sob a perspectiva de consumidores das gerações baby boomer e Y. Para isso, foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com consumidores residentes no Rio de Janeiro. Utilizou-se o software Atlas.ti para realizar a análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados apontam as principais semelhanças e diferenças encontradas entre os comportamentos das duas gerações e sugerem um comportamento mais motivado por preocupações ambientais dos indivíduos da geração Y da amostra. Ao final, foi desenvolvido um esquema conceitual que reúne os fatores identificados no decorrer do estudo, classificando-os em três grandes grupos: fatores antecedentes, fatores que reduzem o hiato e fatores que aumentam o hiato.

Biografia do Autor

Lara Coelho Vaccari, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / sem vínculo atual

Doutora em Administração pela PUC-Rio desde 2014. Sem vínculo atual com a universidade.

Marcos Cohen, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Professor

Professor asssitente do quadro principal do Departamento de Administração, atuando na área de Estratégia e coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis (NEOS) do IAG.

Angela Maria Cavalcanti da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / Professora

Professora associada do quadro principal do Departamento de Administração, atuando na área de Marketing e coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Internacionalização  (NUPIN) do IAG.

Downloads

Publicado

19/09/17

Edição

Seção

Artigos