ENGAJAMENTO OU ADIÇÃO AO TRABALHO? ESTUDO QUALITATIVO COM GESTORES

Autores

  • Paola da Luz UNIVATES
  • Liciane Diehl UNIVATES
  • Michelle Engers Taube de Oliveira UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i1.5292

Palavras-chave:

Adição ao trabalho. Workaholic. Engajamento profissional. Comprometimento organizacional. Gestão de pessoas.

Resumo

As exigências dirigidas aos gestores são consequência da transformação do mundo do trabalho, podendo levar ao aumento da jornada laboral e ao máximo envolvimento físico e mental. Esse estudo tem como objetivo avaliar a tendência de perfil dos gestores de uma empresa de construção civil, considerando os comportamentos de engajamento e adição ao trabalho. O método utilizado foi o descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis gestores administrativos e foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os gestores apresentam uma tendência ao excesso de trabalho, extensão da carga horária laboral e desequilíbrio entre o tempo dedicado ao trabalho, lazer e família. Espera-se que os resultados desse estudo contribuam a continuidade de estudos acerca da adição ao trabalho, fenômeno recente e ainda pouco estudado, de forma a desenvolver estratégias de prevenção, promoção e intervenção, tanto individuais quanto organizacionais.

 

Biografia do Autor

Paola da Luz, UNIVATES

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário UNIVATES

Liciane Diehl, UNIVATES

Doutoranda em Psicologia (UNISINOS). Mestre em Psicologia Social (PUCRS). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UNIVATES). Psicóloga (UNISINOS). Professora e Coordenadora Pedagógica do Centro de Gestão Organizacional do Centro Universitário UNIVATES. Endereço para correspondência: Rua Avelino Talini, 171 - Bairro Universitário - Lajeado/RS - Brasil | CEP 95914-014. Fone: 51 3714 7000. Ramal 5068. Sala 232/2.

 

Michelle Engers Taube de Oliveira, UNIVATES

Mestranda em Psicologia (UNISINOS). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (IDG). Psicóloga (URI). Professora de Pós-graduação do Centro Universitário UNIVATES. 

 

Downloads

Publicado

29/05/18