COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE ALIMENTOS: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL

Autores

  • Elisângela da Costa Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dario de Oliveira Lima Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Danielle Mantovani Lucena da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i1.503

Resumo

Este estudo busca verificar se o ambiente onde ocorre o consumo influencia a percepção de qualidade do alimento por parte do consumidor. Para tanto, utilizou-se como base a pesquisa de Edwards et al. (2003), a qual revelou que o ambiente produz influência sobre a percepção de qualidade do alimento. Por meio de um método experimental, foram servidas as mesmas refeições em três ambientes distintos, para o mesmo grupo de indivíduos. Os ambientes foram classificados de baixo, médio e alto valor de serviço agregado, de acordo com o nível de serviços oferecidos. A amostra de 50 trabalhadores de nível médio pertence a uma empresa comercial de uma capital do Centro- Oeste brasileiro. Para avaliar as respostas foram utilizadas algumas técnicas como a análise discriminante e a análise de variância. Dentre os resultados, observou-se que os respondentes conseguem diferenciar os ambientes parcialmente, pois consideram o ambiente convencional (média sofisticação) como sendo o melhor.

Biografia do Autor

Elisângela da Costa Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Dario de Oliveira Lima Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Danielle Mantovani Lucena da Silva, Universidade Federal do Paraná

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Publicado

31/03/10

Edição

Seção

Artigos