APLICAÇÃO DAS TEORIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Roberta Manfron de Paula UNA Pouso Alegre
  • Manuel Portugal Ferreira UNINOVE / ESTEG
  • Paula da Silva Quinte

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i2.4965

Palavras-chave:

Internacionalização, Prática Produtos S/A, Inovação, Pequenas Empresas, Setor Industrial.

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo analisar as estratégias de internacionalização de empresas, com uma aplicação a Prática Produtos S/A. Examinamos especificamente a trajetória deste caso até a entrada no mercado internacional e a utilização da inovação como fator competitivo na internacionalização. Pautado por uma pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa aplicada exploratória descritiva por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa, observa-se pelos resultados da pesquisa que a empresa Prática Produtos S/A, através de elementos importantes como planejamento, inovação e qualificação profissional possui uma estrutura apta a enfrentar o mercado internacional. A contribuição deste estudo se caracteriza por retratar as iniciativas das pequenas empresas em ampliar suas atividades comerciais por meio da internacionalização, servindo assim como recurso orientador para outras empresas de pequeno porte desenvolver estratégias semelhantes.

Biografia do Autor

Roberta Manfron de Paula, UNA Pouso Alegre

Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade Nove de Julho – UNINOVE. 

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional - UNITAU

Professora Adjunta e Coordenadora Acadêmica - Faculdade Una Pouso Alegre

Manuel Portugal Ferreira, UNINOVE / ESTEG

Professor titular de estratégia. Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade Nove de Julho – UNINOVE &  ESTG – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal.

Paula da Silva Quinte

Pós Graduada em Planejamento e Gestão Estratégica - UNINTER. Bacharel em Administração - UNIVÁS

 

Downloads

Publicado

19/07/19