ADVENTO DAS MARCAS SOB A ÓTICA DA TEORIA INSTITUCIONAL E DA ABORDAGEM BASEADA EM RECURSOS

Autores

  • Tatiane Nunes Viana de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v10i4.496

Resumo

A competição entre os mercados exige que as organizações administrem de forma eficaz seus recursos tangíveis e intangíveis. Atualmente, o capital não deve ser o principal recurso a ser gerenciado, tendo em vista que a valorização de ativos intangíveis – tais como a marca – torna-se cada vez mais essencial para que as organizações se mantenham competitivas e sobrevivam no mercado, considerando que tais aspectos são de difícil imitação. Diante dessa realidade, a marca deve ser considerada um recurso estratégico valioso, capaz de proporcionar uma vantagem competitiva sustentável as organizações. O objetivo deste ensaio teórico é incitar uma discussão sobre a importância dos ativos intangíveis, especificamente a marca, para a manutenção e sobrevivência no mercado. Para tanto, tal discussão será baseada em duas importantes teorias organizacionais contemporâneas – a teoria institucional e a abordagem baseada em recursos. Após a colocação de alguns conceitos relevantes e pertinentes, apresenta-se uma breve discussão acerca do estudo das marcas à luz de alguns aspectos das teorias supramencionadas. Por fim, salienta-se a importância dos recursos intangíveis – especialmente as marcas – na manutenção e sobrevivência das empresas no contexto atual.

Biografia do Autor

Tatiane Nunes Viana de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

30/12/09