A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES

Autores

  • Fernanda Silva Santana UFMT
  • André Luís Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Campus Universitário de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i1.4955

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Formação Profissional. Administração. Ensino Superior. Futuros Profissionais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o estágio curricular obrigatório supervisionado, considerando que é um curso de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-CUR). Analisou-se a percepção dos alunos e ex-alunos sobre a contribuição do estágio na qualificação profissional. O estudo foi orientado sobre o histórico da lei brasileira, e estudos anteriores. A pesquisa baseou-se em procedimentos técnicos de métodos quantitativos e qualitativos, conduzidos por técnicas estatísticas, e uma análise de categorias, respectivamente. Os resultados não mostraram diferenças estatisticamente significativas entre as percepções dos alunos sobre o estágio e as variáveis demográficas. Além disso, apontaram algumas dificuldades vistas pelos alunos, especialmente relacionadas às parcerias entre a universidade e as empresas, eo apoio no processo de orientação. O trabalho apresenta contribuições teóricas e práticas, com discussões para ampliar o conhecimento científico, e porque os resultados podem contribuir com o curso de administração da UFMT-CUR, que está adotando um novo Projeto Pedagógico.

Biografia do Autor

Fernanda Silva Santana, UFMT

Bacharel em Administração

Universidade Federal de Mato Grosso

Campus Universitário de Rondonópolis

André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Campus Universitário de Rondonópolis

Professor Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis - Curso de Administração desde 2013. Coordenador da Linha de Pesquisa em Gestão de Pessoas. Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições gerenciais como: Gerente de Treinamento para a América Latina, Gerente de Recursos Humanos para a América Latina, Gerente de Competências, Gerente de Negócios, Processos e Projetos. Responsável pelas atividades relacionadas a Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica incluindo planejamento, processos de reestruturação de departamentos e negócios, gestão técnico-financeira, negociação com fornecedores e relacionamento com clientes e colaboradores. Intensiva atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos. Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado em Administração pela Unicamp - Fundação Getúlio Vargas (FGVSP). MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGVSP). Certificado Project Manager Professional pelo PMI - Project Management Institute - USA. Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica-Telecomunicações pelo CEFET-PR. Inglês fluente, Espanhol avançado. Avaliador dos Eventos EnANPAD.

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Publicado

29/05/18