A TÉCNICA DE ENCADEAMENTO NO ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

Autores

  • José Roberto Ribas Universidade Estácio de Sá
  • Andre Luiz de Souza Lima Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v10i3.492

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo testar a aplicabilidade da técnica de encadeamento, em uma circunstância de decisão, pelo consumidor, no abastecimento de combustível automotivo. Os sujeitos participantes da pesquisa: (i) foram solicitados a selecionar os atributos do produto tidos como relevantes; (ii) identificaram as consequências decorrentes da decisão, por meio de entrevistas em profundidade e; (iii) selecionaram os valores, com base em valores prévios obtidos da Lista de Valores (LOV). Como resultado, a técnica tornou possível produzir um mapa hierárquico dos valores pessoais dos entrevistados. A pesquisa conclui que a utilização da técnica de encadeamento semi-estruturado reduziu o tempo despendido na condução da entrevista em profundidade, bem como mitigou a influência do entrevistador. Entretanto, restringiu as possibilidades de resposta, simplificou demasiadamente o processo de entrevista e, por decorrência, reduziu o conteúdo informativo como um todo.

Biografia do Autor

José Roberto Ribas, Universidade Estácio de Sá

Andre Luiz de Souza Lima, Universidade Estácio de Sá

Downloads

Publicado

30/09/09

Edição

Seção

Artigos