EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: BENEFÍCIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Danilo de Melo Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Viana Carvalho de Paiva Centro Universitário UNA
  • João Carlos Peixoto Ferreira Faculdade Infórium de Tecnologia Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte
  • Francisco Vidal Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i4.49

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar uma análise em relação aos cursos superiores tecnológicos como um diferencial para ajudar o Brasil a expandir a educação superior e melhorar o índice de jovens matriculados no 3º grau entre 18 e 24 anos. Para tanto, utilizou-se como referencial o surgimento da educação superior tecnológica no Brasil, os avanços dessa modalidade em função dos anos e as mudanças de marco legal, o crescimento por meio da iniciativa privada além do recente crescimento dos cursos na iniciativa pública por meio da criação dos Institutos Federais da Ensino Superior – IFES. O trabalho foi concebido como uma pesquisa exploratória e descritiva de caráter qualitativo e quantitativo. Com relação à coleta e análise dos dados foram utilizados dados do Censo da Educação Superior, provenientes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, dados dos Institutos Federais de Educação Superior por meio do Ministério da Educação e Cultura – MEC, além de relatórios de duas instituições privadas de ensino superior de Belo Horizonte, a respeito da expansão dos cursos de graduação tecnológica. A análise dos dados apresenta a aceitação dos cursos no mercado, o crescimento e a expansão deles em função dos anos, tanto na esfera privada como na esfera pública federal, e o importante papel que poderá ser desempenhado por eles para a expansão da educação superior no Brasil, sobretudo entre os jovens entre 18 e 24 anos, por ser configurarem como: cursos de menor duração, ocasionando resultados rápidos; implementação econômica; mensalidades acessíveis na esfera privada; e focados em áreas que carecem de maior desenvolvimento no país, formando profissionais especializados aptos a atuarem no mercado de trabalho. Todos esses resultados apresentam que os investimentos nessa modalidade poderão significar um avanço ímpar tanto no progresso do ensino superior como do país.

Biografia do Autor

Danilo de Melo Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Governança de TI pelo Centro Universitário UNA.

Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu e Extensão da Diretoria de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNA.

Ricardo Viana Carvalho de Paiva, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Diretor do Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNA

João Carlos Peixoto Ferreira, Faculdade Infórium de Tecnologia Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte

Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2006).

Coordenador do Curso de Redes de Computadores da Faculdade Infórium de Tecnologia

Professor das Faculdades Infórium de Tecnologia e Estácio de Sá de Belo Horizonte

Francisco Vidal Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Competitividade Empresarial pela Aston University e Pós-Doutor em Gestão de Biotecnologia pela Harvard University.

Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

31/12/12