GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar
  • Francisco Carlos Bandeira Holanda Secretaria de Educação do Município de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v10i1.477

Resumo

O presente artigo baseia-se numa pesquisa cujo objetivo geral foi avaliar o grau da participação de técnicos, gestores escolares e professores de escolas públicas nos processos de gestão da educação, na Secretaria Regional V, da prefeitura de Fortaleza-CE. A ideia norteadora do estudo foi a seguinte: a gestão da educação na SER V encontra-se em processo de transição de um grau de participação inicial, correspondendo à informação e consulta facultativa, para um grau de maior complexidade, que implica em consulta obrigatória e elaboração de acordo com os parâmetros desenvolvidos por Bordenave (1983). A pesquisa buscou resposta para o problema: qual o grau da participação dos profissionais da educação nos processos de gestão? É uma pesquisa do tipo qualitativa, com o tratamento dos dados de forma quantitativa. Os resultados apontam para a confirmação da ideia norteadora, ou seja, para a sinalização da existência de um processo inicial de gestão participativa.

Biografia do Autor

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar

Francisco Carlos Bandeira Holanda, Secretaria de Educação do Município de Fortaleza

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Publicado

30/03/09

Edição

Seção

Artigos