NOTAS ACERCA DO USO DE INDICADORES E EFICÁCIA NA GESTÃO AMBIENTAL

Autores

  • Fernando Marcos Garcia UNESC
  • Edvania dos Reis Garcia UNIBAVE
  • Miguelangelo Gianezini UNESC http://orcid.org/0000-0002-0785-6034
  • Cristina Keiko Yamaguchi UNIPLAC/UNESC
  • Thiago Watanabe Furlan UNESC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i1.4680

Resumo

No atual contexto competitivo muitas organizações produtivas têm adotado modelos estratégicos de gerenciamento ambiental, na tentativa de obter maior controle das consequências e mitigar o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente. A mensuração destas práticas pode se dar por meio de indicadores, que apontam as ações adotadas, reflexos e possíveis contrapartidas perante a degradação que possa ter ocorrido. Observando esse cenário, este estudo teve por objetivo compilar os principais indicadores de desempenho usualmente utilizados na gestão ambiental empresarial no Brasil. Metodologicamente, em uma pesquisa descritiva, tendo como base a legislação, documentos e literatura disponível no ano de 2015, foram realizados: i) revisão acerca dos conceitos da gestão ambiental e definição de eficácia organizacional; e ii) levantamento bibliográfico e documental para caracterização de tipos de indicadores, a começar pelos próprios indicadores de gestão ambiental, além de indicadores da área funcional, indicadores de situação ou estado ambiental e indicadores contábeis. Como resultado observou-se que as empresas ao informar seu compromisso com a conservação do meio ambiente podem estimular suas congêneres a fazer o mesmo, com vistas a mitigarem os impactos ambientais. Espera-se que o estudo abra novas possibilidades para aplicação destes indicadores em casos específicos de empresas ou conjuntos de empresas, junto a setores com maior impacto ambiental proveniente de suas atividades produtivas, como o agroindustrial, mineração, químico ou de construção.

Biografia do Autor

Fernando Marcos Garcia, UNESC

Contador. Professor do Curso de Ciências Contábeis (UNESC), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGDS/UNESC).

Edvania dos Reis Garcia, UNIBAVE

Contadora. Professora do Curso de Ciências Contábeis (UNIBAVE)

Miguelangelo Gianezini, UNESC

Administrador, Doutor. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS/UNESC). 

Cristina Keiko Yamaguchi, UNIPLAC/UNESC

Administradora, Doutora. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS/UNESC).  

Thiago Watanabe Furlan, UNESC

Graduando em Engenharia Civil. Bolsista de iniciação cientifica (PIBIC/CNPq/UNESC).

Downloads

Publicado

24/07/20