FUNDAÇÕES DE APOIO: PARTICIPAÇÃO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS PARANAENSES

Autores

  • ALBINO JOÃO DELAY UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • EDICREIA ANDRADE DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • VICENTE PACHECO PACHECO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • CHRISTIAN LUIZ DA SILVA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR.

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i2.4647

Palavras-chave:

Fundações de Apoio, Produção Acadêmica, Docentes.

Resumo

Este estudo buscou verificar a percepção dos docentes da área de ciências sociais sobre a participação das Fundações de Apoio na produção acadêmica. Com este intuito, aplicou-se um questionário junto a 144 docentes e para o tratamento dos dados utilizou-se a correlação de Spearman. Dos achados, observa-se que 84,72% dos respondentes sabem o nome da Fundação que viabiliza recursos para as pesquisas de sua instituição, porém 52,08% nunca solicitaram nenhum apoio devido ao o processo ser burocrático e moroso; pela falta de interesse, oportunidade e incentivo; entre outros motivos. Evidenciou-se ainda que há uma grande barreira e um conceito equivocado por parte dos docentes do papel das Fundações; e que na visão dos docentes, as Fundações pouco fazem para tornarem-se mais presentes e assim cumprirem com um dos principais objetivos que é colaborar para o desenvolvimento das pesquisas mediante o aporte de recursos financeiros ou de qualquer outra natureza. 

Downloads

Publicado

19/11/20

Edição

Seção

Artigos