FUNDAÇÕES DE APOIO: PARTICIPAÇÃO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS PARANAENSES
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i2.4647Palavras-chave:
Fundações de Apoio, Produção Acadêmica, Docentes.Resumo
Este estudo buscou verificar a percepção dos docentes da área de ciências sociais sobre a participação das Fundações de Apoio na produção acadêmica. Com este intuito, aplicou-se um questionário junto a 144 docentes e para o tratamento dos dados utilizou-se a correlação de Spearman. Dos achados, observa-se que 84,72% dos respondentes sabem o nome da Fundação que viabiliza recursos para as pesquisas de sua instituição, porém 52,08% nunca solicitaram nenhum apoio devido ao o processo ser burocrático e moroso; pela falta de interesse, oportunidade e incentivo; entre outros motivos. Evidenciou-se ainda que há uma grande barreira e um conceito equivocado por parte dos docentes do papel das Fundações; e que na visão dos docentes, as Fundações pouco fazem para tornarem-se mais presentes e assim cumprirem com um dos principais objetivos que é colaborar para o desenvolvimento das pesquisas mediante o aporte de recursos financeiros ou de qualquer outra natureza.
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