NÃO ESTOU SOZINHA NO MERCADO. E AGORA COMO IREI SOBREVIVER? “O CASO DO STUDIO DE BELEZA LETIZIA ORTIZ”

Autores

  • Patrines Aparecida Franca Zonatto Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração
  • Amanda Paterno Sbissa Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração
  • Gisele Mazon Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI.
  • Carlos Eduardo Carvalho Universidade do Contestado – UnC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i3.4585

Palavras-chave:

Estratégias empresariais, concorrentes, ambiente competitivo, tomada de decisão

Resumo

Este caso de ensino objetiva analisar estratégias de crescimento, e desenvolvimento para a sobrevivência do Studio de Beleza Letizia Ortiz diante a entrada de fortes concorrentes no mercado. A empresa está passando por um momento de grande preocupação diante no número de concorrentesque estão se instalando a sua volta. As barreiras de entrada de novos competidores, as dificuldades enfrentadas na fidelização das clientes, e a facilidade das clientes em buscar novos atrativos, experimentando outras opções nos concorrentes, se configuravam como uma grande ameaça para o Studio de Beleza Letizia Ortiz. Diante disso, qual estratégia deve ser adotada pela empresa para conseguir lidar com a entrada de fortes concorrentes? O caso possibilita ao professor explorar temas como ambiente competitivo, entrada de concorrentes e estratégias empresariais. Após análise da situação apresentada, os alunos são convidados a discutir sobre estratégias empresarias e ambientes competitivos, propondo soluções para a tomada de decisão. O caso é finalizado com notas de ensino e sugestões de aplicação em aula.

Biografia do Autor

Patrines Aparecida Franca Zonatto, Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração

Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2015-atual), possui Mestrado em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2014), especialização lato sensu em Gestão Empresarial pela UNISC (2012) e graduação em Administração pela Faculdade Dom Alberto - FDA (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Relacionamentos Interorganizacionais, Logística, Gestão de Pessoas e Marketing.

 

 

Amanda Paterno Sbissa, Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Organizacionais e Empreendedorismo.

Gisele Mazon, Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI.

Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI. Titulou-se Mestre em Administração em 2009, e graduou-se em Administração em 2004, ambos títulos pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL. É Analista Acadêmico na UNISUL e responde na Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, pelo Núcleo de Apoio a Produção Bibliográfica e Tecnológica da Instituição. Atua também como professora na área de administração, em disciplinas com ênfase em Estratégia Empresarial. Seu foco de pesquisa é nos estudos sobre ambiente, comportamento estratégico, recursos e desempenho em organizações.

Carlos Eduardo Carvalho, Universidade do Contestado – UnC

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2011). Atua como professor pesquisador no Mestrado em Desenvolvimento Regional na UnC, e no Doutorado em Administração da Unoesc. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional, Estratégia e Competitividade, e Métodos Quantitativos, atuando na docência e pesquisa dos seguintes temas: cultura organizacional, comportamento estratégico, ambiente organizacional, competitividade, desempenho empresarial, empreendedorismo, redes e métodos quantitativos para pesquisa em administração.

Downloads

Publicado

26/12/17

Edição

Seção

Caso de Ensino