ANÁLISE COMPARATIVA DE MARCAS VALIOSAS: CONTEXTOS BRASILEIRO E MUNDIAL

Autores

  • Luiz Valério de Paula Trindade Centro Universitário 9 de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v8i2.442

Palavras-chave:

marcas, branding, internacionalização, comércio exterior, estratégiar

Resumo

A partir do final da década de 1980 e início da década seguinte, observou-se significativo crescimento da importância do tema gestão de marcas por parte de diversas corporações. Muito embora já exista um conjunto de empresas brasileiras com marcas valoradas por agências internacionais, ainda assim nenhuma delas nem tampouco marcas dos demais países da América Latina constam dos principais rankings mundiais. Por intermédio de uma amostra de 1.000 empresas de 23 países e 26 empresas do Brasil, bem como pela revisão bibliográfica relativa a esse tema, foi possível identificar que existe uma forte predominância de instituições financeiras entre as empresas mais valiosas do mundo. Além disso, com o crescente processo de internacionalização de empresas brasileiras, existem possibilidades de que em um futuro breve tais organizações e suas marcas passem a figurar no grupo das mais valiosas.

Biografia do Autor

Luiz Valério de Paula Trindade, Centro Universitário 9 de Julho - UNINOVE

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Publicado

31/12/07

Edição

Seção

Artigos