CRM NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Christiane de Miranda e Silva Correia Universidade FUMEC
  • Flávio Zola Santiago Universidade FUMEC
  • José Roberto Domingues Universidade FUMEC
  • Juliano Franco e Silva Amaral Universidade FUMEC
  • Leonardo Arruda Ribas Universidade FUMEC
  • Marcelo de Carvalho A. Alcici Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v6i1.411

Palavras-chave:

Cliente, Relacionamento, Fidelização, Marketing de relacionamento, Resultados.

Resumo

Frente às forças impostas pela globalização, Internet e evolução tecnológica, aliadas a uma era de descontinuidade, tem-se como resultado um novo tipo de consumidor, mais questionador e exigente, que as organizações têm de conquistar, de forma a atingir sua fidelização. Várias são as empresas que trabalham para conhecer melhor os seus clientes, operando mudanças das culturais organizacionais, que passam a ter o foco nas necessidades do seu público. Nesse contexto, muitas organizações implementam o CRM (Customer relationship management), objetivando maior integração com os clientes, através da coleta de informações sobre as atividades e necessidades destes, para entender o seu comportamento, obter sua satisfação e, conseqüentemente, sua retenção. Este trabalho pretende esclarecer a experiência do CRM e de sua implantação no âmbito internacional e nacional. Verificou-se forte tendência não apenas mundial, mas também das organizações brasileiras, à implementação do CRM. Uma das exigências fundamentais para sua implementação de sucesso é o completo entendimento dessa filosofia de trabalho e sua absorção pela cultura da organização. Outro aspecto relevante é a contribuição do suporte eletrônico (softwares) na integração entre as vendas, o marketing e as funções de apoio ao cliente.

Biografia do Autor

Christiane de Miranda e Silva Correia, Universidade FUMEC

Flávio Zola Santiago, Universidade FUMEC

José Roberto Domingues, Universidade FUMEC

Juliano Franco e Silva Amaral, Universidade FUMEC

Leonardo Arruda Ribas, Universidade FUMEC

Marcelo de Carvalho A. Alcici, Universidade FUMEC

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Publicado

30/06/05

Edição

Seção

Artigos