A FORMAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM CLIENTES BANCÁRIOS

Autores

  • Tiago Zardin Patias Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA http://orcid.org/0000-0003-4560-6690
  • Marta Von Ende Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i3.3785

Palavras-chave:

Responsabilidade social corporativa. Imagem. Bancos.

Resumo

Este artigo objetiva compreender como clientes do setor bancário formam suas percepções de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Testou-se um modelo causal numa amostra de 242 clientes bancários, para explicar como os consumidores em geral formam suas percepções sobre a RSC, incluindo três variáveis como antecedentes: a congruência entidade-RSC, a atribuição de motivações corporativas e a credibilidade da entidade. Essas variáveis são consideradas condicionantes diretos da imagem da RSC das empresas. Confirmou-se a implicação da congruência RSC-organização nas variáveis moderadoras atribuição motivacional e credibilidade corporativa, bem como diretamente na percepção da RSC. A influência da atribuição motivacional na credibilidade corporativa foi confirmada, no entanto não foi confirmado seu efeito direto na percepção da RSC. Por fim, foi também confirmado o efeito da credibilidade corporativa na percepção da RSC.

Biografia do Autor

Tiago Zardin Patias, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduado em Administração (2002) e pós-graduado em Gestão de Pessoas (2006) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (INIJUÍ). É Mestre em Administração (2008) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é Professor Adjunto I na Universidade Federal do Pampa - Campus Santana do Livramento e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marta Von Ende, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Bacharel em Administração (1999) e especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa (2011) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) com ênfase em Finanças. Atualmente é doutoranda em Administração pela UFSM. É professora no Colégio Politécnico da UFSM.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP (2007). Atualmente exerce as funções de Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM e Coordena o PPGA-UFSM.

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Licenciatura Plena Em Matemática - Centro Universitário Franciscano (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

26/12/17

Edição

Seção

Artigos