CAPACIDADE DE INOVAÇÃO DE PRODUTO: PERCEPÇÃO DOS GESTORES
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i1.3775Palavras-chave:
Capacidade de Inovação de Produto, Estudo exploratório, Cultura Organizacional Inovadora, Características das Atividades Internas e Entendimento do Ambiente Externo.Resumo
A turbulência do ambiente externo tem despertado o interesse de pesquisadores e gestores na identificação de fatores que levam a organização a obter vantagem competitiva no mercado. Neste contexto, a postura inovadora tem se mostrado fundamental para o alcance do desempenho superior. Estudos apontam orientações estratégicas como antecedentes da inovação como a orientação para mercado, aprendizagem, empreendedorismo e tecnológica. Entretanto, pecam na análise mais profunda da capacidade de inovar, negligenciando a forma como é desenvolvida e mantida dentro do ambiente organizacional. Diante disso, este estudo teve por objetivo analisar a capacidade de inovação de produto (CIP) sob a ótica de gestores. A pesquisa qualitativa e exploratória contemplou entrevistas com sete gestores da área de inovação. Os resultados retrataram três dimensões que compõem a CIP: cultura organizacional inovadora, atividades internas e entendimento do ambiente externo. Estas variáveis podem servir como base para desenvolver indicadores para mensurar a CIP em estudos futuros.
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