CAPACIDADE DE INOVAÇÃO DE PRODUTO: PERCEPÇÃO DOS GESTORES

Autores

  • Mirela Jeffman dos Santos Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Marcelo Gattermann Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i1.3775

Palavras-chave:

Capacidade de Inovação de Produto, Estudo exploratório, Cultura Organizacional Inovadora, Características das Atividades Internas e Entendimento do Ambiente Externo.

Resumo

A turbulência do ambiente externo tem despertado o interesse de pesquisadores e gestores na identificação de fatores que levam a organização a obter vantagem competitiva no mercado. Neste contexto, a postura inovadora tem se mostrado fundamental para o alcance do desempenho superior. Estudos apontam orientações estratégicas como antecedentes da inovação como a orientação para mercado, aprendizagem, empreendedorismo e tecnológica. Entretanto, pecam na análise mais profunda da capacidade de inovar, negligenciando a forma como é desenvolvida e mantida dentro do ambiente organizacional. Diante disso, este estudo teve por objetivo analisar a capacidade de inovação de produto (CIP) sob a ótica de gestores. A pesquisa qualitativa e exploratória contemplou entrevistas com sete gestores da área de inovação. Os resultados retrataram três dimensões que compõem a CIP: cultura organizacional inovadora, atividades internas e entendimento do ambiente externo. Estas variáveis podem servir como base para desenvolver indicadores para mensurar a CIP em estudos futuros.

Biografia do Autor

Mirela Jeffman dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Administração. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pesquisadora na área de Marketing.

Marcelo Gattermann Perin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

29/05/18