SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA: ESCOLHENDO UMA NOVA FORMA DE VIVER

Autores

  • Luis Fernando Hor-Meyll Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Renata Celi Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.3772

Palavras-chave:

Marketing, Comportamento do Consumidor, Simplicidade Voluntária, Anticonsumo no Brasil

Resumo

O estudo investigou motivações de consumidores para adotar a simplicidade voluntária e os impactos causados em suas vidas. Durante dez meses, foram acompanhados os debates de um grupo sobre o tema no Facebook e conduzidas treze entrevistas em profundidade com participantes do grupo. Através de análise de conteúdo, surgiram evidências de que as principais motivações para a adoção da simplicidade voluntária são de natureza pessoal, levando a mudanças que afetam ocupação profissional, moradia, transporte, alimentação, consumo e descarte de bens, organização pessoal e consciências ecológica e social. Diversos benefícios da adoção da vida simples foram apontados, além de algumas consequências negativas para a vida dos adotantes. São oferecidas proposições decorrentes do estudo para orientar pesquisas futuras.

http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.3772

Biografia do Autor

Luis Fernando Hor-Meyll, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor

Departamento de Administração

Marketing

Renata Celi Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora

Departamento de Administração

Marketing

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Publicado

30/08/16

Edição

Seção

Artigos