RELEVÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DOS CEO’s NA ESTRUTURA DE CAPITAL DE EMPRESAS LISTADAS NO IBrX-100 DA BM&FBOVESPA

Autores

  • Joyce Mariella Medeiros Cavalcanti Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Renato Alfredo Lazo Paz Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Bruno Perez Ferreira Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor na Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Hudson Fernandes Amaral Doutorado em Sciences de Gestion, Université Pierre Mendes France, ESA – Grenoble II. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Anderson Luis Rezende Mól Doutor em Administração pela Uiversidade Federal de Lavras. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i1.3638

Palavras-chave:

Características dos CEO’s, Estrutura de Capital, Determinantes, IBX-100, BM&FBOVESPA, Alavancagem de Longo Prazo.

Resumo

Com base no pressuposto teórico dos modelos de agência que postula sobre a relação entre estrutura de capital corporativa e estilo de gestão dos CEO’s, o objetivo deste artigo é analisar quais características individuais dos CEO’s quanto à idade, sexo, tempo de mandato na empresa, presença de relação familiar, tipo de remuneração e curso de graduação obtido influenciam na estrutura de capital corporativa das empresas listadas no IBrX-100 da BM&FBOVESPA no período de 2009 a 2013, mantendo fatores relacionados às características da firma constantes. A metodologia aplicada foi dados em painel dinâmico de dois estágios com estimador de GMM sistêmico. Os resultados encontrados pelo modelo de regressão sugeriram que os CEO’s tendem a imprimir seu estilo de gestão, uma vez que o “curso de graduação” foi a variável mais significativa, demonstrando que CEO’s com curso de graduação na área de exatas (engenharias) e na área de negócios (contabilidade, economia e administração) apresentaram maior alavancagem no longo prazo.

Downloads

Publicado

29/05/18