ENTRE A COMUNICAÇÃO COMPETENTE E A DISTORÇÃO COMUNICATIVA: ESTUDO DAS SEMELHANÇAS NAS EMBALAGENS DE IOGURTE E BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA

Autores

  • Kelly Carvalho Vieira Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.
  • Valderí de Castro Alcântara Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).
  • Cintia Loos Pinto Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.
  • José Willer do Prado Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).
  • André Luiz de Paiva Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i3.3509

Palavras-chave:

Embalagens, Comunicação, Distorção, Habermas, Marketing.

Resumo

Neste artigo objetivamos interpretar se as semelhanças entre as embalagens de iogurte e bebida láctea fermentada são efeitos de uma comunicação competente ou de uma distorção no processo de compra desses produtos. A pesquisa é qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas e as análises realizadas conforme o modelo da pragmática-formal. As distorções e confusões encontradas parecem ser deliberadas por parte das empresas, orientadas por ações estratégicas que vendem produtos diferentes com trade dress semelhantes. A pretensão da correção normativa (aspectos legais) foi a menos criticada, as demais como verdade, sinceridade/veracidade, inteligibilidade/compreensibilidade foram consideradas distorcidas e confusas pelos consumidores. Indicamos que pela análise as comunicações se afastam do modelo competente no seu relacionamento com os consumidores e que a perspectiva formal-pragmática pode auxiliar na orientação de normatizações que democraticamente instituam mecanismos que protejam o consumidor de ações estratégicas pautadas na comunicação distorcida, manipulação e confusão.

Biografia do Autor

Kelly Carvalho Vieira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.

Graduada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (PUC Minas), especialista em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas) e Mestre em Administração (UFLA), Brasil. Professora na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.

Valderí de Castro Alcântara, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

Graduado em Administração (UFV - Campus de Rio Paranaíba), Mestre em Administração e doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento de Administração e Economia - Universidade Federal de Lavras (DAE / UFLA).

Cintia Loos Pinto, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.

Graduado em Administração; Mestre em Administração (UFLA), Brasil e Professora na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.

José Willer do Prado, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

Graduado em Administração e Mestrando em Administração (UFLA), Brasil.

André Luiz de Paiva, Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA).

Graduado em Administração e Mestrando em Administração (UFLA), Brasil.

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Publicado

18/11/18