A CHAPA PERDEU, E AGORA? O CASO DA EMPRESA PONTO CERTO EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Autores

  • Amanda Paterno Sbissa Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração
  • Patrinês Aparecida França Zonatto Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração
  • Anete Alberton Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i4.3474

Palavras-chave:

Estratégias de negócios, mudança organizacional, tomada de decisão.

Resumo

Este caso de ensino apresenta as estratégias de negócios adotadas por uma pequena empresa de equipamentos eletrônicos, em um contexto de interferências políticas, decorrentes de mudanças vivenciadas a cada troca de gestão do seu principal cliente. A empresa, denominada neste estudo como Ponto Certo, necessitou se reposicionar no mercado frente ao impacto de tais mudanças. Situações como estas estão presentes no cotidiano de muitas empresas, que, quando ocorrem, precisam se posicionar e alinhar suas estratégias de negócios frente a um ambiente organizacional com grandes mudanças políticas, sociais, tecnológicas e culturais. Nestes casos, as grandes decisões referentes a essas mudanças ficam a cargo do proprietário ou gestor principal da organização, que objetiva o crescimento e desenvolvimento de sua empresa. O caso possibilita ao professor explorar temas como estratégia empresarial, mudança organizacional e tomada de decisões estratégicas. Após a análise da situação apresentada, os alunos são convidados a discutir sobre o papel do gestor, propondo estratégias para a tomada de decisão. O caso é finalizado com notas de ensino e sugestões de aplicação em aula.

Biografia do Autor

Amanda Paterno Sbissa, Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (PPGA/UNIVALI)

http://lattes.cnpq.br/8256447402102971

Patrinês Aparecida França Zonatto, Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (PPGA/UNIVALI)

http://lattes.cnpq.br/6600499126029952

Sidnei Vieira Marinho, Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

http://lattes.cnpq.br/9021723203921809

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí/Programa de Pós-graduação em Administração

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC)

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

http://lattes.cnpq.br/5451127583047484

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Publicado

29/03/17

Edição

Seção

Caso de Ensino