QUALIDADE DOS SERVIÇOS AMBULATORIAIS NO MUNICÍPIO DE ACAIACA/MG

Autores

  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • Laura Maria e Silva Xavier Faculdade Novos Horizontes
  • Jefferson Rodrigues Pereira Faculdade Novos Horizontes
  • Lousanne Cavalcanti Barros Resende Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i4.3357

Palavras-chave:

Administração Pública, Marketing de Serviços, Qualidade de Serviços, Servqual, Serviços de Saúde

Resumo

A administração pública brasileira, a partir da década de 1990, é marcada pela emersão da ‘vertente societal’. Nesse contexto os estados passaram a se espelhar nas organizações administrativas do setor privado. Essa mimetização do modelo de gestão, do privado para o público, fez com que as instituições públicas voltassem seus interesses para o Marketing de Serviços. Diante dessas argumentações, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a percepção dos usuários quanto à qualidade dos serviços de saúde ambulatoriais prestados pela Prefeitura Municipal de Acaiaca – MG. Para tal, por meio da aplicação da escala Servqual em usuários de serviços ambulatoriais do município de Acaiaca, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva à luz de uma abordagem quantitativa. Dentre os resultados destaca-se a dificuldade de identificação de fatores críticos na prestação de um serviço de qualidade em função da proximidade entre os sujeitos entrevistados e os prestadores de serviços, dadas características interioranas do município.

Biografia do Autor

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora do Curso de Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes e dos Cursos de Graduação em Administração e Graduação em Logística. Professora do curso de Administração da Faculdade IBMEC. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.

Laura Maria e Silva Xavier, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes

Jefferson Rodrigues Pereira, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes

Lousanne Cavalcanti Barros Resende, Faculdade Novos Horizontes

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestre em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG (2003), Doutora em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG (2014) e Pós-Doutora, em fase final, em Administração pela UNIVALI. Na área acadêmica, atua como Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Novos Horizontes e como professora lecionando as disciplinas: Matemática e Matemática Financeira para os cursos de Administração e Ciências Contábeis; além de Cenários econômicos e Responsabilidade Social para Sociedades Cooperativas, para o curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas. Na área empresarial, foi Diretora Financeira e Administrativa do Sicoob Nossacoop, atuando nas áreas de Análise de Crédito e Setor de Retaguarda, respectivamente.

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Publicado

27/12/15