Avaliação de desempenho nas organizações: um estudo multicasos

Harrison Bachion Ceribeli, Mariana Rosendo Pereira, Guilherme Barcellos de Souza Rocha

Resumo


Esta pesquisa objetivou mapear as práticas de avaliação de desempenho dos funcionários adotadas pelas organizações na contemporaneidade. Para isso, realizou-se um estudo multicasos, que contou com 11 organizações de médio e grande porte. A escolha das organizações estudadas baseou-se na conveniência dos pesquisadores e na listagem das melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2014 divulgada pelo Instituto Great Place to Work. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico, enviado ao e-mail institucional das organizações selecionadas. A partir dos resultados alcançados, foi possível identificar um conjunto de desafios para a área de gestão de pessoas nas organizações: a busca por soluções que tornem a operacionalização da avaliação 360º mais eficiente; a superação da resistência dos funcionários em relação ao conceito de avaliação; a necessidade de preparar os líderes para fornecerem feedback; e a formulação de metodologias consistentes que permitam a vinculação dos resultados das avaliações de desempenho dos funcionários a uma parcela de sua remuneração.


Palavras-chave


Avaliação de desempenho, avaliação 360, feedback, mensuração de desempenho, plano de desenvolvimento individual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v20i2.3339

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Revista Pretexto
ISSN 1984-6983 (Online)
ISSN 1517-672x (Impressa)
Classificação Qualis CAPES - B2 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo