GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: A PERSPECTIVA DAS COMPETÊNCIAS

Autores

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Barbara Galleli Universidade de São Paulo (USP)
  • Hamilton Luiz Corrêa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i3.3239

Palavras-chave:

sustentabilidade organizacional, sustentabilidade ambiental, competência organizacional, framework, ciclo de aprendizagem.

Resumo

Este artigo objetiva delinear um framework capaz de representar e orientar o acontecimento da sustentabilidade ambiental nas organizações. Orientando-se pela pesquisa teórica e proposições do modelo de Munck, Munck e Borim-de-Souza (2011) - o FRASOR, foi desenvolvido um ciclo de aprendizagem que permeia a abordagem das competências e a teoria do Agir Organizacional. Espera-se que o referido framework sirva de referência para a operacionalização e gestão da sustentabilidade ambiental em contexto organizacional. Algo não explicado pelo FRASOR. Serão demonstradas, em uma relação sistêmica e processual, a mobilização dos recursos, a adequação estratégica e a sequência para se chegar à sustentabilidade ambiental nas organizações.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutor pelo Building Sustainable Value Research Centre - Ivey Business School - Western University - Ontário/CA (2014). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase nas inter-relações das temáticas Gestão, Competências e Sustentabilidade.

Barbara Galleli, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), na linha Administração Geral (2013). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações (2013). Graduada pela mesma instituição no curso de Administração (2011). Tem interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: gestão por competências, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ecoeficiência.

Hamilton Luiz Corrêa, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1980) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e pós-doutorado na Bélgica (1992). Professor Doutor da FEA/USP.

Downloads

Publicado

20/12/16

Edição

Seção

Artigos