EGOCENTRISMO IMPLÍCITO NO CONSUMO: UMA PESQUISA EXPERIMENTAL NO BRASIL

Autores

  • Marcio Mota Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Juliana Moraes Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Felipe Amorim Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Administração

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.3201

Palavras-chave:

Egocentrismo Implícito, Psicologia do Consumidor, Pesquisa Experimental, Marketing, Autoassociação Positiva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar como o egocentrismo implícito resultante de autoassociações positivas dos consumidores afeta sua intenção de compra e sua preferência pelos produtos. A partir de um plano experimental, foi verificado o gosto pelo produto e a intenção de compra nas seguintes situações: quando o produto apresenta letras que se relacionam com o nome do indivíduo (Estudo 1); quando os preços apresentados visualmente (como caracteres numéricos) fazem referência ao ano de nascimento do consumidor (Estudo 2); quando há visivelmente estampado referência a uma data religiosa a qual o consumidor faz parte (Estudo 3). Os resultados mostram que há propensão ao gosto pelo produto e intenção de compra nos Estudos 1 e 3, mas estes efeitos não foram significantes no Estudo 2, demonstrando que a autoassociação com o ano de nascimento não é um aspecto que altera o gosto pelo produto e nem a inclinação para a compra em consumidores brasileiros.

Biografia do Autor

Marcio Mota, Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Administração e com doutorado sanduíche pela University of Manitoba, possui dois mestrados em Administração (Profissional e acadêmico), possui três especializações (Marketing, Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde) e é graduado em Administração. Professor em Programas de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas de Marketing e Métodos Quantitativos Aplicados à Administração. Possui artigos publicados em eventos e periódicos de alto desempenho (e.g. Enanpads, Academy of Consumer Research - ACR, Society of Consumer Psychology - SCP, Revista da Mackenzie, BASE, Faces, Journal of Business Ethics, Journal of Marketing for Higher Education e International Journal of Technology Marketing. Área de pesquisa: Marketing de Serviços, Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor.

Juliana Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestranda em Administração

Felipe Amorim, Universidade Estadual do Ceará - UECE Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestrando em Administração

Downloads

Publicado

23/09/18