INFLUÊNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS STAKEHOLDERS DAS ENTIDADES ESPORTIVAS

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i3.3124

Palavras-chave:

Governança corporativa, Teoria dos Stakeholders, Entidades esportivas.

Resumo

A governança corporativa tem como objetivo minimizar os conflitos de agência, que se manifestam inclusive no esporte, ou seja, o conceito da governança, também se centra nas entidades esportivas, mesmo que ainda seja com características embrionárias. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência da governança corporativa nos stakeholders das entidades esportivas. Para tanto, investigou-se oito entidades esportivas, por meio do método de estudo de caso múltiplo, entrevistando 13 dirigentes. Para a análise dos dados, utilizou-se primeiramente a análise intra-casos e a posteriori a análise inter-casos. Observou-se que, os dirigentes entrevistados das entidades esportivas objeto de estudo, foram unânimes em afirmar e confirmar que a governança corporativa, por meio de seus princípios balizadores, em especial a transparência, é essencial, e que, portanto, exerce influência positiva nos stakeholders das suas respectivas entidades, correndo o risco de que, caso os stakeholders não percebam a existência, adoção e/ou aplicação das boas práticas nestas entidades, elas correm risco de continuidade.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração (Uninove), Mestre em Administração (Unifor), Graduado em Contabilidade (UFPI). Professor do Mestrado Profissional em Administração / Gestão do Esporte (Uninove)

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Publicado

20/12/16

Edição

Seção

Artigos