MULHERES, TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL E COMPRAS: FREUD EXPLICA?

Autores

  • José Edson Lara Fundação Pedro Leopoldo
  • Antonio Arnaldo Barbosa Fundação Pedro Leopoldo
  • Marcelo Resende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i3.3102

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, mulheres, tensão pré-menstrual, psicanálise

Resumo

Este estudo buscou compreender o comportamento de compras de mulheres no período de Tensão Pré-Menstrual, no contexto de suas condições físicas, psíquicas e emocionais e nas lógicas da Teoria Psicanalítica e do Comportamento do Consumidor. Assim, foram utilizados como referências o modelo de comportamento de compra, de Blackwell, Engel e Miniard (2005), o modelo de personalidade, de Freud (1923) e o fundamentado da síndrome pré-menstrual, de Zaka e Mahmood (2012). Foi realizado um estudo exploratório com doze mulheres, utilizando entrevistas em profundidade. Os resultados indicam que os estados de humor inerentes à TPM potencializam as condições emocionais, influenciando atitudes e o comportamento de compra, tornando-as mais propensas às compras impulsivas e compulsivas e gerando sofrimentos com compras não planejadas. Pode-se inferir que estes determinantes do comportamento nas compras estão suscetíveis a uma evolução, de forma a oferecer condições mais favoráveis à natureza humana, em situações tão críticas para as mulheres.

Biografia do Autor

José Edson Lara, Fundação Pedro Leopoldo

Professor Curso de Mestrado em Administração

Antonio Arnaldo Barbosa, Fundação Pedro Leopoldo

Professor

Marcelo Resende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor

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Publicado

01/10/15

Edição

Seção

Artigos