TRABALHO EM EQUIPE: PERCEPÇÃO DOS GESTORES VERSUS COLABORADORES

Autores

  • Roger da Silva Wegner Universidade Federal de Santa Maria
  • Leoni Pentiado Godoy Universidade Federal de Santa Maria
  • Taís Pentiado Godoy Universidade Federal de Santa Maria
  • Wagner Pietrobelli Bueno Universidade Federal de Santa Maria
  • Murilo Sagrillo Pereira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i1.3089

Palavras-chave:

Recursos humanos, treinamento, Liderança, Motivação, Desempenho

Resumo

Equipe de trabalho é um conjunto de pessoas que realizam tarefas para alcançarem um mesmo objetivo, sendo que, entre os membros da equipe deve haver confiança, empatia, afetividade, afinidade e respeito a individualidade. Para alcançar os objetivos propostos, busca-se por meio desta pesquisa entender a percepção dos funcionários, gerentes e supervisores, quanto à importância de trabalhar em equipe. O trabalho caracteriza um estudo de caso, sendo também considerado um estudo descritivo com abordagens, quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário a 45 funcionários 15 gerentes e supervisores. Para análise das informações foi usado o software Microsoft Excel®. Neste trabalho, foi possível perceber que, a empresa necessita investir na área de recursos humanos, pois um dos maiores desafios das organizações está na valorização das pessoas, principalmente, aquelas que fazem parte de uma equipe de trabalho.

Biografia do Autor

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela (UFSM) e aluno de mestrando em Engenharia de Produção (UFSM). Linhas de pesquisa no setor de qualidade em recursos humanos com enfase em serviços.

Leoni Pentiado Godoy, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria, Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Atualmente Presidente da Comissão de Pesquisa do Centro de Tecnologia início, abril de 2009. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Sistemas de Qualidade.

Taís Pentiado Godoy, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre engenharia da Produção (UFSM) Linhas de pesquisa no setor de qualidade

Wagner Pietrobelli Bueno, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela (UFSM) e aluno de mestrando em Engenharia de Produção (UFSM). Linhas de pesquisa no setor de qualidade em recursos humanos com base em serviços.

Murilo Sagrillo Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel tecnologia e fabricação mecânica (UFSM) e aluno de mestrando em Engenharia de Produção (UFSM). Linhas de pesquisa no setor de qualidade de Produtos

Downloads

Publicado

29/05/18