A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE DE VAREJO NAS COMPRAS POR IMPULSO EM AEROPORTOS

Autores

  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Fabio de Barros Rangel Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Cristiane Junqueira Giovannini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i3.2935

Palavras-chave:

Aeroportos, Compra por Impulso, Ambiente de Varejo, Afeto, Varejo Aeroportuário

Resumo

O fluxo de passageiros em aeroportos comerciais internacionais cresce a cada ano. Mais passageiros representam mais consumidores em fluxo e mais negócios. As condições particulares dos aeroportos criam experiências de varejo únicas, com evidências de comportamento de compra por impulso. Este estudo avalia a importância do ambiente de varejo e das emoções no comportamento de compra por impulso de consumidores em aeroportos aplicando uma versão do modelo de Mohan et al. (2013). Os dados foram coletados por meio de uma survey envolvendo 218 clientes do duty free shop de um grande aeroporto brasileiro e analisados por equações estruturais. Os resultados indicam que o ambiente de compras exerce grande influência sobre as emoções do consumidor e que estas têm forte influência sobre sua vontade de comprar por impulso.

Biografia do Autor

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Professor Adjunto e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio. 

Fabio de Barros Rangel, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Administração pela PUC-Rio (2014).

Cristiane Junqueira Giovannini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Adminstração pela PUC-Rio e Mestre em Administração pela PUC-Rio (2014).

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Engenharia Industrial pela PUC-Rio, Mestre em Administração pela PUC-Rio e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

01/10/15

Edição

Seção

Artigos