DISTÂNCIA PSICOLÓGICA EM INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: REFLEXÕES SOB O PONTO DE VISTA DO ESTRANGEIRO.

Autores

  • Ana Celano Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE Fundação Getulio Vargas - FGV
  • Yuna Fontoura Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE Fundação Getulio Vargas - FGV
  • Eliane Maciel Consultora da Franco Celano Comunicação Ltda.

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.2855

Palavras-chave:

Gestão Internacional, Internacionalização de Empresas, Distância Psicológica, Empregados Estrangeiros, Transnacional Brasileira

Resumo

Estudos em Gestão Internacional indicam que a distância psicológica impacta o desempenho organizacional, afetando também a questão da identidade organizacional em empresas em processo de internacionalização. Neste sentido, a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativista, o presente estudo teórico-empírico teve por objetivo problematizar o fenômeno ainda pouco explorado da distância psicológica a partir da visão dos empregados estrangeiros de uma organização transnacional brasileira do setor de energia. A pesquisa empírica com empregados estrangeiros foi efetuada na Argentina, Colômbia e Venezuela. Os resultados ressaltaram que os fatores ambientais (formação de blocos comerciais, regiões e imigração e contatos fronteiriços) não se aplicaram ao nosso objeto de pesquisa, pois, embora estes países possuam fortes processos migratórios com o país de origem da empresa internacionalizada (no caso, o Brasil), ainda assim, existe uma considerável distância psicológica entre os empregados desses países com a sua matriz.

http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.2855

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Publicado

30/08/16

Edição

Seção

Artigos