A INFLUÊNCIA DO MEIO SOBRE O EMPREENDEDORIMSO A PARTIR DAS DIMENSÕES NORMATIVA, REGULATIVA E COGNITIVA

William José Borges, Tiago Savi Mondo, Hilka Vier Machado

Resumo


A relação entre empreendedorismo e meio é consequência de uma interação de teorias, tornando possível criar relações entre o desenvolvimento empreendedor e o ambiente que o propulsiona. Assim o objetivo deste trabalho é identificar como estudos que consideram o meio e como atividades empreendedoras são influenciadas, levando-se em conta os elementos normativo, regulativo e cognitivo abordados por Busenitz et al. (2000). A pesquisa é considerada descritiva-interpretativa de levantamento teórico. Os principais resultados, indicam grande influência entre as dimensões normativa, regulativa e cognitiva, e uma complementaridade desses elementos quando observados a longo prazo, o qual é visto por meio de informações transmitidas através da interatividade entre os agentes e instituições de uma região. As interações dos agentes com os elementos do meio acarretam em uma sinergia, pois a concentração de elementos pertencentes às três dimensões, simultaneamente, cria uma região denominada “ambiente empreendedor” capaz de contribuir com o fomento do empreendedorismo.

http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.2838


Palavras-chave


Empreendedorismo, Meio, Normatização, Regulação e Cognição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.2838

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Revista Pretexto
ISSN 1984-6983 (Online)
ISSN 1517-672x (Impressa)
Classificação Qualis CAPES - B2 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo