PESQUISA CIENTÍFICA EM MARKETING DE SERVIÇOS NO BRASIL

Marcio Oliveira Mota, Ana Augusta Ferreira Freitas, Felipe Gerhard, Simony Rodrigues Marins, Lucas Lopes Ferreira Souza

Resumo


Este estudo objetiva investigar a produção no campo de marketing de serviços no Brasil. Para isto foi realizado um estudo exploratório de caráter qualitativo e quantitativo por meio de um levantamento bibliométrico. Foram analisados 206 artigos publicados nos congressos EnANPAD e EMA e em periódicos A2 e B1 Qualis/Capes nacionais no ano de 2013. Os objetivos específicos são: 1) levantar a evolução histórica do marketing de serviços no Brasil, por meio da análise dos principais artigos produzidos, de maneira a erigir o estado da arte do tema no país; 2) identificar as principais categorias teóricas pesquisadas e; 3) sugerir tendências de estudo à área com base na produtividade nacional, observando-se, igualmente, o contexto internacional. Dentre os achados destacam-se: baixa originalidade dos estudos nacionais, ausência de posicionamento teórico nos trabalhos, declínio da produção acadêmica e forte ligação entre marketing de serviços e áreas de marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Ao final, são observadas tendências para pesquisas futuras.


Palavras-chave


Marketing de serviços, pesquisa bibliométrica, declínio da produção nacional, tendências, Brasil

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DOI: https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i1.2831

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Revista Pretexto
ISSN 1984-6983 (Online)
ISSN 1517-672x (Impressa)
Classificação Qualis CAPES - B2 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo