O CONSUMIDOR JOVEM PERCEBE INOVAÇÕES? A HEURÍSTICA NAS ESCOLHAS DE BAIXO ENVOLVIMENTO

Autores

  • Cláudio Heleno Pinto da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Clarice Mara Sousa-e-Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.2796

Palavras-chave:

Heurística, Comportamento do Consumidor, Inovação, Sucos Prontos

Resumo

Esta pesquisa objetiva verificar a influência da heurística e das crenças de mercado nas escolhas consumeristas de baixo envolvimento que apresentam inovações. Foram entrevistados jovens consumidores, buscando-se compreender o processo de escolha de sucos prontos. Por meio da análise de conteúdo, percebeu-se como principais atributos no processo de escolha e identificação das inovações: sabor, marca, embalagem e preço. Também se verificou que os jovens pesquisados consideram crenças de mercado como “compre a melhor e mais conhecida marca”, bem como tendem a utilizar a heurística para desconsiderar as informações disponíveis, decidindo de maneira rápida e pouco reflexiva. Com o aumento de envolvimento com a decisão, os respondentes diminuíram a influência da heurística e analisaram as inovações de maneira mais racional.

Biografia do Autor

Cláudio Heleno Pinto da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestrando em Administração na Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Clarice Mara Sousa-e-Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Uberlândia - UFU

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Administração pela UFMG

Professor do Mestrado em Administração na UFU

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Publicado

23/09/18