FATORES INFLUENCIADORES NA ADOÇÃO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Bruna Miyuki Kasuya de Oliveira FGV-EAESP
  • Anatália Saraiva Martins Ramos Professora Titular na UFRN
  • Adrianne Paula Vieira de Andrade Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN
  • Rômulo Andrade de Souza Neto Mestrando do programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN
  • Gabriela Figueiredo Dias Mestranda do programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i4.2721

Palavras-chave:

E-learning, Serviço Público, Capacitação

Resumo

O artigo analisa os fatores influenciadores da adoção de e-learning, tendo como arcabouço a Teoria Unificada de Aceitação/Uso da Tecnologia. Foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com servidores públicos, analisadas através da análise de conteúdo, auxiliada pelo software Atlas.ti®. Os resultados da pesquisa comprovaram que a realização de cursos de capacitação online é influenciada pelos fatores extrínsecos (expectativa de desempenho) e intrínsecos (motivação hedônica). Os fatores expectativa de esforço e condições facilitadoras também influenciam essa adoção, mas há moderadores que interferem, como tipo de curso e experiência computacional anterior. Além disso, não houve consenso quanto à influência do superior imediato.

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Publicado

27/12/15