ATITUDES DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO A UM PRODUTO ALIMENTAR: TENDÊNCIAS DO SETOR DE ALIMENTOS CONGELADOS

Autores

  • Gislayne Silva Goulart UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Thelma Lucchese-Cheung UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Matheus Gomes Pereira Wemerson UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i1.2631

Palavras-chave:

Tendências de consumo, Determinantes de compra, Pão de queijo, Multinomial Logit, Consumidor de alimentos

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório, que pretendeu identificar a atitude de 476 consumidores de Campo Grande/MS em relação a um produto alimentar [pão de queijo congelado] e as variáveis socioeconômicas que mais determinam a frequência de consumo do mesmo. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior, financiada pelo CNPq, que está sendo desenvolvida em parceria entre UFMS e o SENAI/MS. Para o tratamento dos dados, foi realizada a análise estatística descritiva, seguida da análise Multinomial Logit com o auxílio do software Stata. Os resultados dessas análises permitiram identificar que independente da frequência de compra, mais da metade dos consumidores de alimentos agrupados em cada nível de frequência de compra consideram que pão de queijo congelado é sinônimo de comida prática/rápida e que as variáveis socioeconômicas – gênero, escolaridade, renda e situação conjugal são estatisticamente significativas. Assim, são determinantes da frequência de compra do produto.

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Publicado

02/08/17

Edição

Seção

Artigos