ESTUDO DO EMPODERAMENTO NA PERSPECTIVA DAS MULHERES

Autores

  • Karoline Brasil de Oliveira UNESC
  • Gisele Silveira Coelho Lopes UNESC
  • Melissa Watanabe PPGDS/UNESC
  • Cristina Keiko Yamaguchi PPGDS/UNESC
  • Rosemeri Duarte UNESC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i4.2624

Palavras-chave:

Empoderamento, Carreira, Mulher

Resumo

Este trabalho objetivou conhecer como as mulheres que ocupam cargos de liderança, utilizam o empoderamento no exercício profissional em uma instituição de ensino e tecnologia em Criciúma, Santa Catarina, Brasil. Na revisão da literatura foram contextualizados a mulher e sua inserção no mercado de trabalho, em busca de uma concepção de empoderamento e as dimensões do empoderamento da mulher no mercado de trabalho. A metodologia utilizada teve caráter descritivo e qualitativo. O instrumento de coleta de dados consistiu num roteiro com 16 questões que abordaram o bem-estar e sucesso profissional, o reconhecimento familiar, o processo de ascensão profissional e a participação das mulheres nos processos decisórios organizacionais. A pesquisa foi realizada com 10 mulheres que ocupavam cargos de chefia em diferentes setores da instituição em análise. Os resultados obtidos na pesquisa revelaram que as entrevistadas já demonstram expressões de empoderamento em seus cotidianos e a mulher se apresenta mais confiante e preparada para participar das tomadas de decisões em níveis hierárquicos maiores, além de interferir no próprio meio.

Biografia do Autor

Karoline Brasil de Oliveira, UNESC

Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Assistente administrativo da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina. Possui Técnico de Secretariado com Enfase em Gestão.

Gisele Silveira Coelho Lopes, UNESC

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). Especialista em Gestão de Pessoas pela UNESC (2006). Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela UNESC (2003). É professora do Curso de Administração, Comércio Exterior e Tecnologia em Gestão Comercial em EAD da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC e do Curso de Tecnologia em Design de Moda e Estilo do Serviço Nacional de Aprendizagem - Criciúma/SC. É Palestrante, Coach Profissional, Analista Comportamental e Consultora empresarial, atuando nas áreas de gestão de pessoas, gestão estratégica, gestão da qualidade e gestão da produção

Melissa Watanabe, PPGDS/UNESC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor pesquisador da Universidade do Extremo Sul Catarinense e pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: bioenergia, agronegócio, uso da terra, recursos hídricos, estratégia e desenvolvimento regional.

Cristina Keiko Yamaguchi, PPGDS/UNESC

Professora Doutora da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC (www.unesc.net), no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), modalidade mestrado. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) na modalidade Mestrado e Doutorado. Docente no curso de Administração. Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Gestão do Conhecimento e Linha de Pesquisa: Gestão da Sustentabilidade Ambiental e Organizacional. Mestrado em Administração - Área de Concentração: Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina. MBA em Administração Global pela Universidade de Santa Catarina - UDESC/ESAG. Especialista em Produtividade e Qualidade Total. Graduada em Ciências Contábeis e Bacharel em Administração. Discente do curso de Ciências Econômicas na Unisul. Gestora da Qualidade na Transul - Transportes Urbanos Nossa Senhora dos Prazeres Ltda.

Rosemeri Duarte, UNESC

Possui graduação em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional e Administração de Recursos Humanos. Doutorado em Europa e Iberoamerica Crescimento e Desenvolviment - Universidad de León (1996). Atualmente é professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Primeira Coordenadora eleita do Curso de Pedagogia da UNESC. Membro da Comissão de Implantação e acompanhamento da UNESC e primeira Pró Reitora Acadêmica (1993 a 1998). Presidente da Comissão de criação, aprovação e acompanhamento do Curso de Direito, Ciência da Computação e Fisioterapia da UNESC. Presidente da Comissão para organização do processo para obtenção da concessão de FIDEPS Fundo de Incentivo ao Desenvolvimento da Pesquisa e Ensino na Saúde do hospital São José, de Criciúma (SC). Presidente e coordenadora de programas educacionais na área da saúde em Rio do Sul. Destaca-se o programa de Residência Médica em Cirurgia Geral. Exerce consultoria organizacional em empresas de médio e grande porte. Já proferiu centenas de palestras por todo o Brasil na área de desenvolvimento humano e para o público feminino, com intuito de despertar a participação feminina.

Downloads

Publicado

27/12/15