O SAGRADO E O PROFANO NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Jacquelaine Florindo Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.2610

Palavras-chave:

Sagrado, Profano, Capitalismo, Religião, Organizações.

Resumo

É fato comumente aceito nos estudos sobre religião que as categorias do sagrado e do profano se constituem como elementos centrais na compreensão acerca das modalidades de existência do homem no mundo (TEIXEIRA, 2010; BERGER, 2004; ELIADE, 2002, 2008). Ao lançarmos nossos olhos para a área de estudos organizacionais, percebemos que tais conceitos, no entanto, são parcamente trabalhados pelos autores. É objetivo deste ensaio teórico, portanto, compreender algumas das possibilidades de interlocução entre os conceitos de sagrado e profano, especialmente no que tange as suas dimensões espacial e temporal, no universo das organizações e à luz das importantes contribuições de Eliade (2002, 2008).

http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.2610

Biografia do Autor

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorando em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Mestre em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Professor Assistente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) -  Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP).

Jacquelaine Florindo Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração da

Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) -  Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)

Downloads

Publicado

30/08/16

Edição

Seção

Artigos